A filosofia da ciência de Émile Meyerson nas primeiras teorizações de Jacques Lacan

Autores

  • Hugo Tannous Jorge Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Richard Theisen Simanke Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Mesmo não se tratando de filosofia da ciência em sentido estrito, o pensamento de Lacan está repleto de reflexões típicas dessa área da filosofia. Contudo, a relação entre seu pensamento e a filosofia da ciência contemporânea à sua produção inicial – a França da primeira metade do século XX – é em geral desconsiderada ou considerada apenas de forma parcial na literatura lacaniana. Embora o filósofo francês da ciência Émile Meyerson tenha sido referido de forma explícita ou implícita na obra lacaniana, há poucos trabalhos dedicados à sua relação com Lacan. Buscando contribuir para a análise dessa relação e indicar suas possíveis implicações, trata-se aqui de examinar as convergências entre a doutrina de Meyerson em sua obra Identidade e Realidade e as produções de Lacan entre 1936 e 1953, além de discutir as condições para a apropriação lacaniana dessa doutrina. Conclui-se que essa relação permite esclarecer pontos importantes da obra inicial de Lacan, tais como o conceito de imago, a noção de verdade e a tese do antropomorfismo das ciências naturais.

Biografia do Autor

Hugo Tannous Jorge, Universidade Federal de Juiz de Fora

Hugo Tannous Jorge é psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Psicologia (linha de pesquisa em História e Filosofia da Psicologia) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sob orientação do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke. Atualmente, é doutorando em Psicologia e pesquisa o problema da validação do teste clínico de hipóteses em psicanálise.

Richard Theisen Simanke, Universidade Federal de Juiz de Fora

Richard Theisen Simanke é Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professor e orientador do PPG em Psicologia e do PPG em Filosofia da UFJF. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-07-14

Edição

Seção

Artigos