O Lugar da Crença no Programa Terapêutico da Irmandade Alcoólicos Anônimos: um estudo psicanalítico

Autores

  • Raul Max Lucas da Costa Professor do curso de psicologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).
  • Leonardo Danziato Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Palavras-chave:

Alcoolismo, Psicanálise, Grupos Anônimos, Crença, Adicção

Resumo

 

Este artigo de revisão narrativa tem como objetivo discutir a função da crença no programa terapêutico de 12 passos dos Alcoólicos Anônimos (AA). Como procedimento metodológico, realizamos um estudo bibliográfico sobre a literatura de AA (livros, livretos, revistas e folders) que apresentam relatos pessoais sobre a experiência da crença. Para a análise dos dados, utilizamos o referencial teórico psicanalítico em sua vertente freudolacaniana. Constatamos que para os AA a crença em um “poder superior”, e a experiência do “despertar espiritual”, constituem em princípios necessários para a construção de uma moral de vida. O programa dos 12 passos se apropria de elementos cristãos e filosóficos pragmatistas se apresentando como um saber-fazer padronizado. Conclui-se que na literatura de AA o agenciamento do saber-fazer pragmático e a produção massiva e identitária do alcoólico anônimo apontam para uma prevalência do discurso universitário como modo de aparelhamento do gozo entre os AA.

Biografia do Autor

Raul Max Lucas da Costa, Professor do curso de psicologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Psicologia pela UNIFOR. Psicanalista, analista-membro da Invenção Freudiana - Transmissão da Psicanálise. Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).

Leonardo Danziato, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Psicanalista, analista-membro da Invenção Freudiana - Transmissão da Psicanálise.

Referências

Alcoólicos Anônimos. (2001). Alcoólicos Anônimos Atinge a Maioridade: uma breve história de A.A. São Paulo: JUNAAB (publicação original: 1957).

Alcoólicos Anônimos. (2010). Alcoólicos Anônimos: como milhares de homens e mulheres se recuperaram do alcoolismo. São Paulo: JUNAAB. (publicação original: 1939).

Alcoólicos Anônimos. (2011). Despertar Espiritual: viagens do Espírito nas páginas de AA Grapevine. São Paulo: JUNAAB.

Askofaré, S. (2009). Aspectos da Segregação. Revista A Peste. São Paulo. vol.1.n.2. pp.345-354

Braunstein, N. (2010). O Discurso do Capitalista: quinto discurso? O Discurso dos Mercados: sexto discurso? Revista a Peste. Vol.2, n.1. São Paulo. Jan-jul.

Dunker, C. I. L. (2004). Crença em Psicanálise: elementos para uma concepção de ato. Revista Stylus. Belo Horizonte. v.8, pp. 55-68.

Dunker, C.I.L. (2015). Mal-estar, Sofrimento e Sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo. (Coleção Estado de Sítio).

Freud, S. (2014). O Futuro de uma Ilusão. (publicado originalmente em 1927). In: Freud, S. (2014). Inibição, Sintoma e Angústia; O Futuro de uma Ilusão e outros textos (1926-1929). Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras.

Garcez, M.C. (2005). O que Leva o Sujeito a Crer?: sujeito e crença na psicanálise. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Illouz, E. (2011). O Amor nos Tempos do Capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

James, W. (2006). Pragmatismo. São Paulo: Martin Claret.

Julien, P. (2010). A Psicanálise e o Religioso: Freud, Jung, Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1988). O Seminário, livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Seminário dos anos de 1964. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

Lacan, J. (1992). O Seminário, livro 17: O Avesso da Psicanálise. Seminário dos anos de 1969-70. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

Lacan, J. (1998). A Ciência e a Verdade. In: Lacan, J. (1998). Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (2005). O Triunfo da Religião: precedido de discurso aos católicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Campo Freudiano no Brasil, Série Paradoxos).

Lebrun, J.P. (2008). A Perversão Comum: viver juntos sem o outro. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Lebrun, J.P. (2009). A Clínica da Instituição: o que a psicanálise contribui para a vida coletiva. Porto Alegre: CMC Editora.

Lipovetsky, G; Charles, S. (2004). Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla.

Lyotard, J.-F. (2000). A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio.

Malamoud, C. (1996). Psicanálise e Ciência das Religiões. In: Kaufmann, P. (1996). Dicionário Enciclopédico de Psicanálise: o legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Melman, C. (2003). O Homem Sem Gravidade: gozar a qualquer preço. Entrevistas a Jean-Pierre Lebrun. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Miller, J.A. (2010). El Otro que no existe y sus comités de ética / com la colaboración de Éric Laurent. Buenos Aires: Paidós.

Quinet, A. 2012. Os Outros em Lacan. Rio de Janeiro: Jorge zahar. (Coleção passo-a-passo, 94).

Rudge, A.M. (2006). As teorias do sujeito contemporâneo e os destinos da psicanálise. In: Rudge, A.M. (orgs). Traumas. São Paulo: Editora Escuta.

Zizek, S. (2010). Como Ler Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Zizek, S. (2013). O Amor Impiedoso ou sobre a crença. Belo horizonte: Autêntica Editora.

Zizek, S; Gunjevic, B. (2016). O Sofrimento de Deus: inversões do apocalipse. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Edição

Seção

Artigos