Psicanálise e religião: o deslocamento da problemática filosófica, de Freud a Lacan

Autores

  • Carlos Roberto Drawin Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE
  • Fuad Kyrillos Neto Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Psicanálise, religião, filosofia.

Resumo

O intuito deste manuscrito é indicar o deslocamento da problemática filosófica acerca da religião no interior do campo psicanalítico, tomando como referência alguns textos de Freud e de Lacan. O eixo norteador do argumento é a questão da interpretação tomada como algo privado e pessoal, em um mundo completamente naturalizado. Para tanto, se apresenta de forma breve e esquemática a concepção freudiana de religião, ressalvando que, nessa perspectiva, as elaborações teóricas sobre o psiquismo surgem imbricadas em suas teorias culturais. Posteriormente, elencam-se as objeções à posição freudiana em seus aspectos epistemológico e antropológico. Tais razões convidam a uma revisão da concepção freudiana de religião, que é discutida na visada lacaniana, ressaltando a riqueza das perspectivas de desenvolvimento de diálogo inauguradas pelo criador da psicanálise. Discute-se como o retorno a Freud, proposto por Lacan, impacta no cerne da problemática religiosa com o afastamento da psicanálise dos pressupostos epistemológicos e antropológicos freudianos de conceber a religião. Nesses termos, destaca-se na abordagem lacaniana o problema epistemológico, ou seja, a questão da ciência e a sua referência à verdade. O problema antropológico, por sua vez, nos remete à questão do sujeito em sua referência ao real. A título de conclusão, sublinha-se a impossibilidade de preencher o vazio reiterado pelo real. A psicanálise deixa para o sujeito, nas possibilidades de sua singularidade, o encargo de atribuir um sentido ao Nome que se esquiva a todo ato determinante de nominação.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Drawin, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Fuad Kyrillos Neto, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Referências

Araújo, R. T. A. (2014). Deus analisado. Os católicos e Freud. A recepção da crítica freudiana da crença religiosa pela igreja católica. São Paulo: Edições Loyola.

Assoun, P.-L. (1978). Freud, a filosofia e os filósofos. Rio de janeiro: Francisco Alves.

Assoun, P.-L. (1983). Introdução à epistemologia freudiana. Rio de Janeiro: Imago.

Beirnaert, L. (1987). Aux frontières de l’acte analytique. La Bible, Saint Ignace, Freud et Lacan. Paris: Éditions du Seuil.

Beyssade, J.-M. (2009). A ideia de Deus e a prova de sua existência. In Cottingham, J. (org.), Descartes (p. 213-241). Aparecida/SP: Ideias & Letras.

Brown, H. I. (1988). La nueva filosofia de la ciência. Madrid: Tecnos.

Costa, J. F. C. (1988). Sobre psicanálise e religião. In Moura, J. C. (org.), Hélio Pellegrino A-Deus (p. 85-94). Petrópolis: Vozes.

De Certeau, M. (1987). Histoire et psychanalyse entre science et fiction. Paris: Éditions Gallimard.

Descombes, V. (1979). Le même et l’autre. Quarante-cinq ans de philosophie française (1933-1978). Paris: Les Editions de Minuit.

Dor, J. (1993). A cientificidade da Psicanálise. T. I: a alienação da Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas.

Drawin, C. R. (1998). A ciência impossível: elementos para uma epistemologia da psicanálise. Reverso, 45, 7-25.

Drawin, C. R. (2015). A psicanálise freudiana e o destino da religião. In Drawin, C. R, Moreira, J. O., Paiva, M. A., & Veliq, F. (orgs.), Destinos da religião na contemporaneidade: um diálogo da psicanálise com a filosofia e as ciências da religião (p. 11-33). Curitiba: Editora CRV.

Drawin, C. R., & Moreira, J. de O. (2016). A vocação filosófica da psicologia. In Drawin, C. R., Neto J. L. F., & Moreira, J. de O. (orgs.), A filosofia na psicologia: diálogos com Foucault, Deleuze, Adorno e Heidegger (p. 8-30). São Paulo: Edições Loyola.

Feyerabend, P. (2005). A conquista da abundância. Uma história da abstração versus a riqueza do ser. São Leopoldo: Editora Unisinos.

Feuerbach, L. (1960). Das Wesen des Christentums. Sämtliche Werke. Bd. VI. Neu Herausgegeben von Wilhelm Bolin und Friedrich Jodl. Sttutgart: Frommann Verlag. (Original publicado em 1841)

Feuerbach, L. (1959). Vorläufige Thesen zur Reform der Philosophie. Sämtliche Werke. Bd. II. Neu Herausgegeben von Wilhelm Bolin und Friedrich Jodl. Sttutgart: Frommann Verlag. (Original publicado em 1842)

Freud S. (1999). Zur Psychopathologie des Alltagslebens. Gesammelte Werke. Bd. IV. Frankfurt am Main: Fischer TaschenbuchVerlag. (Original publicado em 1901)

Freud, S. (1999). Totem und Tabu. Einige Übereinstimmungen im Seelenleben der Wilden und der Neurotiker. Gesammelte Werke. Bd. IX. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag. (Original publicado em 1913)

Freud, S. (1999). Aus der Geschichte einer infantile Neurose. Gesammelte Werke. Bd. XII. Frankfurt am Main: Fischer TaschenbuchVerlag. (Original publicado em 1918)

Freud, S. (1999). Jenseits des Lustprinzips. Gesammelte Werke. Bd. XIII. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag. (Original publicado em 1920)

Freud, S. (1999). “Psychoanalyse” und “Libidotheorie”. Gesammelte Werke. Bd. XIII. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag. (Original publicado em 1923)

Freud, S. (1999). Selbstdarstellung. GesammelteWerke. Bd. XIV. Frankfurt am Main: Fischer Taschenburg Verlag. (Original publicado em 1925)

Freud, S. (1999). Die Zukunft einer Illusion. Gesammelte Werke. Bd. XIV. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag. (Original publicado em 1927)

Freud, S. (1999). “Über eine Weltanschauung”. Neue Folge der Vorlesungen zur Einführung in die Psychoanalyse. Gesammelte Werke. Bd. XV. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag (Original publicado em 1932)

Freud, S. (1999). Der Mann Moses und die monoteistische Religion. Gesammelte Werke. Bd. XVI. Frankfurt am Main: Fischer Tascenbuch Verlag (Original publicado em 1939)

Freud, S. (1999). Nachsschrift zur ‘Selbstdarstellung’. Gesammelte Werke. Bd. XVI. (Original publicado em 1935)

Heidegger, M. (1954). Logos. In Heidegger, M. [Autor], Vorträge und Aufsätze. Pfullingen: Verlag GüntherNeske. (Original publicado em 1951)

Heidegger, M. (1976). Vom Wesen der Wahrheit. In Heidegger, M. [Autor], Wegmarken. Gesamtausgabe. Frankfurt Am Main: Vittorio Klostermans. (Original publicado em 1930)

Heidegger, M. (2001). Sein und Zeit. Tübingen: Max Niemeyer Verlag. (Original publicado em 1927)

Julien, P. (2008). La psychanalyse et le religieux. Freud, Jung, Lacan. Paris: Les Éditions du Cerf.

Kant, E. (1980). Critique de la raison pure. In Kant, E. [Autor], Oeuvres philosophiques I: Des premiersécrits à la Critique de la raison pure. Paris: Éditions Gallimard. (Original publicado em 1787 [1781])

Koyré, A.(1979). Do mundo fechado ao universo infinito. Rui de Janeiro: Editora Forense-Universitária.

Lacan, J. (1966). La chose freudienne ou sens du retour à Freud en psychanalyse. In Lacan, J. [Autor], Écrits. Paris: Éditions du Seuil. (Original publicado em 1956)

Lacan, J. (1966). Position de l’inconscient. In Lacan, J. [Autor], Écrits. Paris: Éditions du Seuil. (Original publicado em 1964)

Lacan, J. (1966). La science et la vérité. In Lacan, J. [Autor], Écrits. Paris: Éditions du Seuil.

Lacan, J. (2005). O triunfo da religião precedido de Discurso aos católicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1974)

Le Rider, J. (1993). A modernidade vienense e as crises de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Libânio, J. B. (2001). A religião no final do milênio. São Paulo: Edições Loyola.

Löwith, K. (2014). De Hegel a Nietzsche. A ruptura revolucionária no pensamento do século XIX. Marx e Kierkegaard. São Paulo: Editora Unesp.

Macherey, P. (1991). Lacan avec Kojève, philosophie et psychanalyse. In Avtonomva, N. S. (org.), Lacan avec les philosophes (p. 315-321). Paris: Albin Michel.

Mc Dowell, J. (2005). Mente e mundo. Aparecida, SP: Ideias & Letras.

Mezan, R. (1986). Freud, pensador da cultura. São Paulo/Brasília: Brasiliense/CNPq.

Morano, C. D. (1991). El psicoanálisis freudiano de la religión. Análise textual y comentário crítico. Madrid: Ediciones Paulinas.

Morano, C. D. (2003). Crer depois de Freud. São Paulo: Loyola.

Moreira, J. de O. (1998). Freud e a filosofia: a herança schopenhauriana. Psicanálise e Universidade, 8, 115-143.

Papineau, D. (2002). Filosofia da ciência. In Bunnin, N., & Tsui-James, E. P. (Orgs.), Compêndio de Filosofia (p. 291-324). São Paulo: Edições Loyola.

Pfister, O. (2003). A ilusão de um futuro. In Wondracek, K. H. K. (org.), O futuro e a ilusão. Um embate com Freud sobre psicanálise e religião (p. 17-56). Petrópolis: Vozes. (Original publicado em 1928)

Popper, K. R. (1975). Conhecimento objetivo. Uma abordagem evolucionária. Belo Horizonte/São Paulo: Editora Itatiaia/ Editora da USP.

Popper, K. R. (1982). Conjecturas e refutações. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Raikovic, P. (1996). O sono dogmático de Freud. Kant, Schopenhauer, Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Recalcati, M. (2011). Cosa resta del padre? La paternità nell'epoca ipermoderna. Milano: Raffaello Cortina Editore.

Recalcati, M. (2013). Il complesso di Telêmaco. Milano: Giangiacomo Feltrinelli Editore.

Rocha, Z. (2004). Freud e a filosofia alemã na segunda metade do século XIX. Síntese, 31(99), 45-64.

Roudinesco, E. (1993). Jacques Lacan. Esquisse d’une vie, histoire d’un système de pensée. Paris: Librairie Arthème Fayard.

Roudinesco, E. (2016). Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. Rio de Janeiro: Zahar.

Schopenhauer, A. (1990). Die Welt als Wille und Vorstellung II. Ergänzungen zum dritten Buch. In Schopenhauer, A. Sämtliche Werke. Bd. II. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft (Original publicado em 1844)

Schorske, C. (1988). Viena Fin-de-Siècle. Política e cultura. São Paulo: Companhia das Letras.

Schultz, W. (1957). Der Gott der neuzeitlichen Metaphysik. Pfullingen: VerlagGüntherNeske.

Souza, N. S. (1996). O conceito de causa em Lacan. In Freire, A. B., Fernandes, F. L., & Souza, N. S., A ciência e a verdade. Um comentário (p. 65-73). Editora Revinter: Rio de Janeiro.

Taylor, C. (2010). Uma era secular. São Leopoldo: Editora Unisinos.

Vaysse, J. M. (2005). Les problèmes fondamentaux de la phénoménologie de Heidegger. Paris: Ellipses Édition.

Worms, F. (2009). La philosophie en France au XXe siècle. Paris: Éditions Gallimard.

Zentner, M. (1995). Die Flucht ins Vergessen. Die Anfänge der Psychoanalyse Freuds bei Schopenhauer. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.

Zizek, S. (2012). O amor impiedoso (Ou: sobre a crença). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Zizek, S. (2013). Menos que nada. Hegel e a sombra do materialismo dialético. São Paulo: Boitempo.

Zizek, S. (2015). O absoluto frágil ou Por que vale a pena lutar pelo legado cristão? São Paulo: Boitempo.

Zizek, S., & Milbank, J. (2014). A monstruosidade de Cristo. São Paulo: Três Estrelas.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Artigos