Famílias por adoção na visão das crianças e de seus pais

Autores

  • Jéssika Rodrigues Alves Universidade de São Paulo (USP)
  • Martha Franco Diniz Hueb Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Palavras-chave:

adoção, crianças, família

Resumo

Partindo do olhar da própria criança, este estudo de caso coletivo teve por objetivo investigar a representação familiar daquelas que vivenciaram o processo de adoção em diferentes configurações de família, assim como de avaliar-lhes o amadurecimento emocional. Participaram do estudo quatro crianças com idade entre cinco e doze anos incompletos e seus respectivos pais/mães por adoção. Para a coleta de dados com a criança, utilizou-se de uma Sessão Lúdica, do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias (DF-E) e de uma sessão para maior investigação/intervenção sobre os desenhos realizados; além de uma Entrevista Semiestruturada com o casal parental ou um dos responsáveis. Os dados obtidos foram analisados e interpretados segundo método da livre inspeção do material a partir do processo compreensivo, sustentados no referencial psicanalítico winnicottiano. Os resultados mostraram que o pertencimento à família é construído ao longo da convivência, passando por diferentes fases. Também se constatou que algumas das dificuldades identificadas  nas crianças encontrava-se ligadas ao universo da adoção e não à forma como o casal se constituía, sendo que, independente da configuração de família, a representação familiar estava ligada a forma como as crianças vivenciavam a família e suas  funções. O estudo remete à importância das crianças encontrarem na família por adoção um ambiente seguro e acolhedor, que sobreviva aos seus ataques e seja espaço potencial onde sua história de vida seja respeitada.

Biografia do Autor

Jéssika Rodrigues Alves, Universidade de São Paulo (USP)

Psicóloga e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutoranda pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) – Departamento de Psicologia.

Martha Franco Diniz Hueb, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professora Associada do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Psicóloga, Mestra em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutora em Ciência Médicas pela Universidade de São Paulo (USP).



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Publicado

2020-07-20

Edição

Seção

Artigos