Desafios e possibilidades do fazer do psicanalista numa equipe interdisciplinar em instituições

Autores

  • Jacqueline de Oliveira Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Juliana Morganti Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Juliana Marcondes Pedrosa de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mara Alice Avelar Saraiva Horta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mariana Benjamin de Oliveira Dutra Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruna Machado Lagares Côrtes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Psicanálise, instituição, equipe interdisciplinar.

Resumo

Apresentamos uma revisão crítica de literatura sobre as possibilidades do fazer de um psicanalista numa equipe interdisciplinar no interior de uma instituição. Utilizando a plataforma Scielo com os descritores “psicanálise” e “instituição”, localizamos quinze artigos organizados em quatro categorias: o lugar do analista na instituição; apresentação de caso clínico; dispositivos clínicos: escuta da equipe, discussão de casos e supervisão; a psicanálise e as políticas públicas de saúde mental (pós-reforma psiquiátrica); além do item outros. Concluímos que os artigos são ricos em reflexões sobre a relação psicanálise/instituição, mas não apresentam descrição do cotidiano do psicanalista nesses espaços. Ressaltamos a importância de pensar as especificidades da associação livre, da atenção flutuante e do efeito-equipe na práxis analítica no âmbito institucional.

Biografia do Autor

Jacqueline de Oliveira Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia e da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, 2002. Pós-doutorado na Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia, 2007. Bolsista de Prodtividade em Pesquisa do CNPq. Temáticas de pesquisa: Psicologia e Saúde; Subjetividade e Contemporaneidade;  Medidas socioeducativas; Teoria Psicanalítica.

Juliana Morganti, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Juliana Morganti. Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior – PROSUC/Capes. Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Juliana Marcondes Pedrosa de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Pós- Doutorado em Psicologia na Universidade Federal de São João Del-Rei.

Mara Alice Avelar Saraiva Horta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Mariana Benjamin de Oliveira Dutra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Pós-graduanda em Direito pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas.

Bruna Machado Lagares Côrtes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2021-07-19

Edição

Seção

Artigos