De palavras e inconsciente - a função da linguagem na origem da psicanálise

Autores

  • André Oliveira Costa APPOA, Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

linguagem, inconsciente, afasias, psicanálise.

Resumo

Através do estudo sobre o campo da linguagem Freud iniciou as investigações sobre os fenômenos inconscientes. Mas, antes de ingressar nas pesquisas metapsicológicas, o percurso de Freud começou com o trabalho sobre o transtorno das afasias. Nosso objetivo é demonstrar, analisando os textos iniciais de Freud, de que forma o posicionamento teórico que adotou para o campo da neurologia não apenas se manteve presente, mas foi fundamental para o desenvolvimento de sua teoria sobre os sintomas psíquicos. Nesse sentido, nossa hipótese de investigação é que há um deslocamento da função da linguagem do campo anatômico para os processos mentais.

Biografia do Autor

André Oliveira Costa, APPOA, Universidade de São Paulo

Psicanalista, membro da APPOA, mestre em Filosofia pela PUCRS, doutor em Educação pela UFRGS e pós-doutorando pelo programa Diversitas – FFLCH/USP.

Referências

Freud, S. (1891a/2013). Sobre a concepção das afasias. Obras incompletas de Sigmund Freud. (Emiliano de Brito Rossi, trad.). São Paulo: Editora Autêntica.

Freud, S. (1891b/1986). Carta de 02 de maio de 1891. A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess – 1887-1904. (V. Ribeiro, trad.). In Masson, E. (Ed.). Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1893a/1990). Algumas considerações para o estudo comparativo das paralisias motoras orgânicas e histéricas. (James Strachey, trans.) Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. I. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1893b/1990). Charcot. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. I. Rio de Janeiro: Imago.

Jones, E. (1953/1989). A vida e a obra de Sigmund Freud, v. 1. Os anos de formação e as grandes descobertas (1856-1900). Rio de Janeiro: Imago.

Downloads

Publicado

2015-12-13

Edição

Seção

Artigos