A dimensão ética na produção do conhecimento e na psicanálise

Autores

  • Andrea Fricke Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Edson Luiz André de Sousa Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

pesquisa, ética, psicanálise, linguagem, negativo.

Resumo

Este artigo discute algumas questões relacionadas à ética em processos de criação no âmbito da pesquisa científica. Ele faz três proposições para problematizar o campo de produção de conhecimento, principalmente a questão da linguagem como um não-lugar, evidenciando uma operação negativa que dialoga tanto com a psicanálise como com a arte e a crítica. Foi escrito pensando nas possibilidades de abertura e nos enfrentamentos éticos que perpassam toda construção do pensamento, principalmente sobre a especificidade do saber inconsciente.

Biografia do Autor

Andrea Fricke Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga. Artista. Mestre do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social e Institucional da UFRGS (2011). Doutora (2015) do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Membro LAPPAP, Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política – UFRGS.

Edson Luiz André de Sousa, Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicanalista. Analista Membro da Associação Psicanalitica de Porto Alegre (APPOA). Atualmente é professor titular do departamento de psicanálise e psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela Universidade de Paris VII. Professor do PPG Psicologia Social e PPG de Artes Visuais – UFRGS. Pós-Graduação em Psicanálise – Clínica e Cultura (UFRGS). Coordena junto com Maria Cristina Poli o LAPPAP – Laboratorio de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Politica/UFRGS.

Referências

Barthes, R. (2004). O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes.

Blanchot, M. (2001). A conversa infinita – a palavra plural (palavra de escrita). Vol.1. São Paulo: Escuta.

Campos, H. (1977). A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva.

Campos, H. (2004). Galaxias. São Paulo: Editora 34.

Campos, A., Pignatari, D. & Campos, H. (2006). Teoria da poesia concreta – textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Ateliê Editorial.

Duarte, A. F. (2011). H H – Da dispersão à suspensão. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-graduação de Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Eidelztein, A. (2006). La topología en la clínica psicoanalítica. Buenos Aires: Letra Viva.

Freud, S. (1921/1989). Psicologia de grupo e análise do ego. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XXIII. Rio de Janeiro: Imago.

Foucault, M. (1985). As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes.

Foucault, M. (2006). Estruturalismo e pós-estruturalismo. In Da Motta, M. B. (Org.), Ditos e Escritos 2. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária.

Safatle, V. (2006). A paixão do negativo – Lacan e a dialética. São Paulo: Editora UNESP.

Valéry, P. (1938/2007). Variedades. Iluminuras: São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-12-13

Edição

Seção

Artigos