O lugar do analista e a ética do desejo

Autores

  • Elizabeth Cristina Landi Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG), Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, Universidade de Brasília
  • Daniela Sheinkman Chatelard Universidade de Brasília (UnB), Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano

Palavras-chave:

clínica psicanalítica, ética, lugar do analista.

Resumo

A posição ética do analista na clínica está em questão neste trabalho, que faz uma retomada dos fundamentos da psicanálise para questionar se, diante das particularidades dos sujeitos que procuram análise, há modos distintos de o analista posicionar-se clinicamente. A direção da análise é conduzida pelo analista, que estabelece o espaço e o tempo da sessão como limites para a experiência subversiva da associação livre. Para sujeitos que funcionam de modo intempestivo, depressivo, que apresentam sintomas aditivos e somáticos, pode ser necessário rever as táticas usuais da análise, tais como o uso do divã. Cabe ao analista a liberdade tática de escolher suas intervenções, desde que estas estejam a serviço da associação livre, estratégia proposta por Freud para acontecer uma análise. Quanto à política, não há negociação: trata-se da ética da psicanálise, pautada na falta-a-ser, que norteia a análise rumo ao reconhecimento e à responsabilização pelo próprio desejo.

Biografia do Autor

Elizabeth Cristina Landi, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG), Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, Universidade de Brasília

Psicanalista, docente do curso de Psicologia da PUCGoiás e da UFG, membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Daniela Sheinkman Chatelard, Universidade de Brasília (UnB), Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano

Psicanalista, membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Referências

Didier-Weill, A. (2011). Acordar, despertar I. In Jorge, M. A. C., Maurano, D., & Neri, H. (Orgs.). Dimensões do despertar na psicanálise e na cultura (p. 9-15). Rio de Janeiro: Contra Capa.

Didier-Weill, A. (2012). Lacan e a clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Contra Capa.

Costa, T. (2006). A pirâmide das heresias: a ética na clínica psicanalítica infantil. In Jorge, M. A. C. (Org.). Lacan e a formação do psicanalista (p. 165-176). Rio de Janeiro: Contra Capa.

Freud, S. (1905 [1904]/1989). Sobre a psicoterapia. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. VII. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1912a/1969). Dinâmica da transferência. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XII. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1912b/1969). Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XII. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1913/1969). Sobre o início do tratamento. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XII. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1915 [1914]/1969). Observações sobre o amor transferencial. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XII. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1937/1969). Análise terminável e interminável. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XXIII. Rio de Janeiro: Imago.

Green, A. (1990). 1ª. Conferência: Conceituações e limites. In Green, A. Conferências Brasileiras de André Green. Metapsicologia dos limites. Rio de Janeiro: Imago.

Jorge, M. A. C. (2010). Fundamento da psicanálise de Freud a Lacan, v. 2: A clínica da fantasia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Jorge, M. A. C. (2011). O desejo de despertar. In Jorge, M. A. C., Maurano, D., & Neri, H. (Orgs.). Dimensões do despertar na psicanálise e na cultura. Rio de Janeiro: Contra Capa.

Lacan, J. (1953-1954/1986). O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1955/1998). O seminário sobre “A carta roubada”. In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1958/1998). A direção do tratamento e os princípios do seu poder. In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1962-1963/2005). O seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1969-1970/1992). O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Laurent, É. (1995). Versões da clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Milan, B. (1985). A direção da cura e os princípios do seu poder. In Revirão – Revista da Prática Freudiana, v. 2, p. 104-117. Rio de Janeiro: Aoutra.

Quinet, A. (2000). As 4+1 condições da análise. Rio de Janeiro: Zahar.

Vivès, J.-M. (2012). A voz na clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Contra Capa.

Downloads

Publicado

2015-12-13

Edição

Seção

Artigos