Devastação e gozo na ópera Erwartung opus 17, de Schoenberg

Autores

  • Isis Fraga Segal Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle
  • Rita Maria Manso de Barros Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

gozo, feminino, Devastação, Schoenberg.

Resumo

As “loucuras de amor” femininas sempre apareceram na história, na mitologia, na literatura, na música, bem como na psicanálise, como uma questão que leva escritores, poetas, músicos, historiadores e psicanalistas a produzir trabalhos. Embora muito já se tenha investigado e escrito sobre o tema, ele permanece comparecendo na clínica e fazendo questão, em casos de maior ou menor gravidade, mas sempre ligado a uma satisfação paradoxal que ultrapassa os limites do prazer, convocando o analista à reflexão, a fim de fazer avançar as análises desses sujeitos. Neste artigo, a partir dos conceitos de devastação e gozo na obra de Lacan, convidamos o leitor a pensar a ligação do amor-paixão feminino com o gozo sem medida, por vezes mortífero, que devasta a mulher, tomando como referência a ópera Erwartung, Opus 17, de Arnold Schoenberg.

Biografia do Autor

Isis Fraga Segal, Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle

Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ; Especialista em Clínica Psicanalítica pelo IPUB/UFRJ e Membro associado da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID).

Rita Maria Manso de Barros, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Psicanalista. Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora associada do Programa de Pós-graduação em Psicanálise e Diretora do Instituto de Psicologia da UERJ.

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Publicado

2014-06-17

Edição

Seção

Artigos