Adolescentes no ciberespaço: uma reflexão psicanalítica

Autores

  • Natália Fernandes Kelles Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Nádia Laguárdia de Lima Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

adolescência, saber, psicanálise, conversação, internet.

Resumo

Esta pesquisa investiga as relações dos adolescentes com o saber no contexto das tecnologias digitais a partir da noção de inconsistência do Outro. Para fazer essa discussão, analisa a relação entre saber, transmissão e transferência, a partir de fragmentos de conversação com adolescentes em uma escola pública. A hipótese sustentada nesta pesquisa é a de que, diante do desvelamento da inconsistência do Outro na época atual, a busca de saber passa a ser feita na internet. Entretanto, o que o adolescente obtém na internet não é da ordem de um saber, mas da informação. A internet não só não favorece a elaboração de um saber próprio, como evidencia e reforça a inconsistência do Outro.

Biografia do Autor

Natália Fernandes Kelles, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte, MG, Brasil.

Nádia Laguárdia de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

Consenza, D. (2015). A iniciação na adolescência: entre mito e estrutura. @gente Digital Revista de Psicanálise, 9, ano 4. Recuperado em 14 dez. 2016 de <http://www.institutopsicanalisebahia.com.br/agente/download/009/003_agente09_domenico_cosenza.pdf>.

Freud, S. (1970). Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância. In Freud, S. [Autor], Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. XI. Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1910)

Freud, S. (1976). Prefácio à juventude desorientada de Aichhorn. In Freud, S. [Autor], Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 19. Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1925)

Freud, S. (1989). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In Freud, S. [Autor], Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 7. Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1905)

Freud, S. (2010). Esclarecimentos, orientações, explicações. In Freud, S. [Autor], Obras completas, v. 18. São Paulo: Cia das Letras. (Original publicado em 1933)

Lacadée, P. (2006). A autoridade da língua. (K. Mariás e M. Mezêncio, trad.). La Petite Girafe, 23, 7-15. Paris: Agalma. Recuperado em 12 jan. 2016 de <http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/psicanalise/almanaque/04/textos/autoridade%20da%20lingua.pdf>.

Lacadée, P. (2011). O despertar e o exílio: ensinamentos psicanalíticos da mais delicada das transições, a adolescência. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria.

Lacadée, P. (2012). A clínica da língua e do ato nos adolescentes. Responsabilidades, 1(2), 253-268. Belo Horizonte.

Lacan, J. (1974-75). O seminário, livro 22: R.S.I. (Obra ainda não publicada comercialmente)

Lacan, J. (1985). O seminário, livro 20: mais, ainda. (M. D. Magno, trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Seminário original de 1972-1973)

Lacan, J. (1992). O seminário: livro 17: o avesso da psicanálise. (A. Roitman, trad.). Rio de Janeiro: J. Zahar. (Seminário original de 1969-1970)

Lacan, J. (1998). O estádio do espelho como formador da função do eu. In Lacan, J. [Autor], Escritos. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1949)

Lacan, J. (1998). O seminário: livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. (M. D. Magno, trad.). Rio de Janeiro: J. Zahar (Seminário original de 1964)

Lacan, J. (2003). O engano do sujeito suposto saber. In Lacan, J. [Autor], Outros escritos. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1967)

Lacan, J. (2003). Nota sobre a criança. In Lacan, J. [Autor], Outros escritos. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1969)

Lacan, J. (2003). Radiofonia. In Lacan, J. [Autor], Outros escritos. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1970)

Lacan, J. (2003). Prefácio a O despertar da primavera. In Lacan, J. [Autor], Outros escritos. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1974)

Lacan, J. (2005). O seminário, livro 10: a angústia. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Seminário original de 1962-1963)

Lacan, J. (2008). O seminário, livro 16: de um Outro ao outro. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Seminário original de 1968-1969)

Le Breton, D. (2009). Condutas de risco: dos jogos de morte ao jogo de viver. Campinas: Autores Associados.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Lima, N. L. de (2006). O fascínio e a alienação no ciberespaço: uma perspectiva psicanalítica. Arq. bras. psicol., 58(2), 38-50. Rio de Janeiro. Recuperado em 19 out. 2016 de <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672006000200005&lng=pt&nrm=isso]>.

Lima, N. L. de (2009). A escrita virtual na adolescência: Os blogs como um tratamento do real da puberdade, analisados a partir da função do romance. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Lima, N. L. de (2014). Da lei edipiana à norma entre pares: as identificações nas redes sociais da internet. In Santos, T. C., Santiago, J., & Martello, A. (Orgs.). Os corpos falantes e a Normatividade do Super Social (p. 109-136). Rio de Janeiro: Cia de Freud.

Lima, N. L. de. (2016). “Na internet eu não posso fazer tudo, mas posso ver tudo!”. Relato de experiência das conversações apresentado no Cien-Minas. Inédito.

Lipovetsky, G. (2004). Tempos contra tempo, ou a sociedade hipermoderna. In Lipovetsky, G., & Charles, S. Os tempos hipermodernos (p. 49-103). (M. Vilela, trad.). São Paulo: Barcarolla.

Miller, J.-A. (1988). Percurso de Lacan: uma introdução. Zahar.

Miller, J.-A. (2003). La pareja e el amor: conversaciones clinicas com Jacques Alain-Miller en Barcelona. Buenos Aires: Paidós.

Miller, J.-A., & Laurent, E. (2005). El Otro que no existe y sus comités de ética. Buenos Aires: Paidós.

Miller, J-A. (2014). O inconsciente e o corpo falante. (V. A. Ribeiro, trad.). Associação Mundial de Psicanálise. Recuperado em 13 fev. 2016 de <http://www.wapol.org/pt/articulos/Template.asp?intTipoPagina=4&intPublicacion=13&intEdicion=9&intIdiomaPublicacion=9&intArticulo=2742&intIdiomaArticulo=9>.

Peixoto Lima, M. C. (2009). O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar. Estilos da clínica, 14(27), 112-123. Recuperado em 01 set. 2016 de <http://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46065>.

Pereira, M. R., & Gurski, R. R. (2016). A adolescência hoje. In Medeiros, C., & Almeida, S. (Orgs.), Psicanálise implicada: educar e tratar o sujeito (p. 155-169). Curitiba: Juruá.

Quinet, A. (2012). Os outros em Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Stevens, A. (2016). Fazer-se um corpo na adolescência. CIEN Digital, n. 20. Recuperado em 20 dez. 2016 de <http://www.institutopsicanalise-mg.com.br/ciendigital/n20/fazer-se-um-corpo-na-adolescencia.html>.

Viola, D. T. D. (2016). O momento-limite conceitual: um estudo sobre as implicações sociais e subjetivas do saber na passagem adolescente. Tese de doutorado. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Wedekind, F. (1973). O despertar da primavera. Recuperado em 28 jul. 2016 de <http://ciaateliedasartes.com.br/TEXTOS%20TEATRAIS/O%20despertar%20da%20primavera%20-%20Frank%20Wedekind.pdf>. (Original publicado em 1891)

Downloads

Publicado

2017-12-10

Edição

Seção

Artigos