Considerações sobre o papel do mediador escolar: a função do cuidado

Autores

  • Paloma Sá Carvalho Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle - SPID Instituto de Estudos das Complexidades Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio

Palavras-chave:

alteridade, inclusão, ambiente, cuidado, mediação.

Resumo

O projeto de inclusão escolar tem como princípio básico a incorporação dos alunos com necessidades individuais no ensino regular. A partir daí surge a figura do mediador escolar como um profissional que auxilia a criança no processo de adaptação afetiva e acadêmica. Entretanto, fazer valer o direito à educação para todos não se limita a simplesmente aplicar a lei indiscriminadamente às situações escolares. É preciso pensar nesse assunto com um entendimento mais profundo sobre a questão. O principal objetivo neste artigo é poder refletir, a partir da perspectiva psicanalítica, sobre ética do cuidado, questionando meios e estratégias que viabilizem a inclusão de crianças que necessitam de um acompanhamento mais específico, bem como pensar sobre as dificuldades e particularidades que ela implica.

Biografia do Autor

Paloma Sá Carvalho, Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle - SPID Instituto de Estudos das Complexidades Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio

Psicóloga, membro da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle - Rio de Janeiro, RJ, Brasil; membro do Instituto de Estudos das Complexidades - Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica/ PUC - Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

Bittencourt, M. I. (2005). Reflexões sobre o tempo: instrumentos para uma viagem pelo ciclo vital. Psychê, IX(15), 93-104. Universidade São Marcos, São Paulo.

Costa, A. (2009). A fábula de Higino em Ser e tempo: das relações entre cuidado, mortalidade e angústia. In Maia, M. S. (Org.), Por uma ética do cuidado (p. 29-51). Rio de Janeiro: Garamond.

Ferenczi, S. (2011). A adaptação da família à criança. In Ferenczi, S. [Autor], Obras completas, v. IV. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. (Original publicado em 1928a)

Ferenczi, S. (2011). Elasticidade da técnica psicanalítica. In Ferenczi, S. [Autor], Obras completas, v. IV. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. (Original publicado em 1928b)

Ferenczi, S. (2011). A criança mal acolhida e sua pulsão de morte. In Ferenczi, S. [Autor], Obras completas, v. IV. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. (Original publicado em 1929)

Ferenczi, S. (2011). Análises de crianças com adultos. In Ferenczi, S. [Autor], Obras completas, v. IV. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. (Original publicado em 1931)

Ferenczi, S. (2011). Confusão de língua entre os adultos e a criança. In Ferenczi, S. [Autor], Obras completas, v. IV. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. (Original publicado em 1933)

Figueiredo, L. C. (2012). As diversas faces do cuidar: novos ensaios de psicanálise contemporânea. São Paulo: Escuta.

Foucault, M. (1996). A ordem do discurso. São Paulo: Loyola.

Freud, S. (1996). Inibição, sintoma e angústia. In Freud, S. [Autor], Obras completas, v. XX. Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1926)

Goffman, E. (2013). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC.

Kupermann, D. (2009). Figuras do cuidado na contemporaneidade: testemunho, hospitalidade e empatia. In Maia, M. S. (Org.), Por uma ética do cuidado (p. 185- 204). Rio de Janeiro: Garamond.

Maia, M. S. (2009). Crianças no porão: descuido, violência psíquica e cuidado. In Maia, M. S. (Org.), Por uma ética do cuidado (p. 357- 379). Rio de Janeiro: Garamond.

Plastino. C. A. (2009). A dimensão constitutiva do cuidar. In Maia, M. S. (Org.), Por uma ética do cuidado (p. 53-87). Rio de Janeiro: Garamond.

Quintana, M. (2005). Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.

Sabino, F. (1923/1981). O encontro marcado. Rio de Janeiro, Record, 34ª ed.

Safra, G. (2004). A po-ética na clínica contemporânea. Aparecida, SP: Ideias e Letras.

Winnicott, D. W. (1956). A preocupação materna primária. In: Da Pediatria à Psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade. Coleção Psicologia Psicanalítica. Rio de Janeiro: Imago.

Winnicott, D. W. (1978). Desenvolvimento emocional primitivo. In Winnicott, D. W. [Autor], Textos selecionados da pediatria à psicanálise. Tradução de Jane Russo. Rio de Janeiro: Francisco Alves. (Original publicado em 1945)

Winnicott, D. W. (1983). A integração do ego no desenvolvimento da criança. In Winnicott, D. W. [Autor], O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1962)

Downloads

Publicado

2017-12-10

Edição

Seção

Artigos