Musicalidade e psicanálise

Autores

  • Bruno Gonçalves dos Santos Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Gustavo Henrique Dionísio Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

Musicalidade, psicanálise e música, foraclusão, pulsão invocante, voz.

Resumo

Seguindo a perspectiva de Freud e Lacan, este trabalho discorre teoricamente sobre a musicalidade e suas implicações na constituição psíquica do sujeito, considerando as peculiaridades que ocorrem na dinâmica de significantes sonoros. Segundo nossos desdobramentos, a musicalidade mantém em si a relação primordial do significante que não foraclui o Real, evidenciando um processo de encadeamento significante ainda anterior à produção de significação imaginária. Nesse sentido, a musicalidade é tomada como produção de relação significantes sonoros que mantêm em si a elementaridade do Real, demonstrando uma via de intervenção na clínica pela via da musicalidade para a produção de discurso sonoro, mesmo que sem significação, que dê vias ao sujeito de tratamento de seu gozo. Para fundamentar tal hipótese, discorremos sobre a Pulsão Invocante no que concerne à relação com o Outro primordial, e a voz na qualidade de objeto a, como fenômeno diverso do som.

Biografia do Autor

Bruno Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Músico e produtor musical. Mestre e doutorando em Psicologia pela FCL Unesp Assis. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso. Pesquisador bolsista financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Gustavo Henrique Dionísio, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professor Assistente Doutor no Departamento de Psicologia Clínica da FCL Unesp Assis.

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Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Artigos