Morrer a conta-gotas: a estratégia de um neurótico obsessivo ao não aderir ao tratamento

Autores

  • Gizele Aparecida de Almeida
  • Fábio Santos Bispo Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Palavras-chave:

neurose obsessiva, psicanálise, hospital, sintoma.

Resumo

O presente artigo é oriundo de um caso clínico construído a partir de um atendimento ofertado a um paciente diabético que apresenta uma trajetória longa e dramática de relação com seu tratamento. Diante de todo um histórico de complicações, e após mais um episódio em que esteve à beira da morte, abriu-se esse espaço para um trabalho a ser realizado sob orientação psicanalítica. Para além de todas as questões que poderiam ser levantadas acerca da atuação do psicanalista no hospital, o recorte estabelecido para nossa análise deverá centrar-se na dinâmica subjetiva passível de ser apreendida no curto tempo desse tratamento. O enfoque principal ao discutir esse caso é, pois, uma problematização quanto à contribuição que as abordagens de Freud e de Lacan acerca do diagnóstico na neurose obsessiva podem oferecer para a compreensão clínica do sofrimento subjetivo. O objetivo é discutir a condição subjetiva que se apresenta na neurose obsessiva, bem como suas estratégias frente ao desejo e ao gozo, a partir de alguns conceitos-chave destacados por Freud e por Lacan, tais como a relação subjetiva de confronto com a morte, a dívida paterna, as especificidades em relação ao gozo e sua dimensão fálica, bem como a participação de cada um desses pontos na dinâmica subjetiva do paciente.

Biografia do Autor

Gizele Aparecida de Almeida

Psicóloga (UFMG). Atua como neuropsicóloga, psicóloga clínica e escolar em São Gonçalo do Rio Abaixo/MG.

Fábio Santos Bispo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Psicologia (UFMG), Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), líder do Grupo de Pesquisa Psicanálise: Clínica e Laço Social (UFES).

Referências

Bispo, F. S. (2012). A ética da contingência: a lógica da ética da psicanálise. Curitiba: Juruá.

Freud, S. (1996). Carta 52 (6 de dezembro de 1896). In Freud, S. [Autor], Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 1. Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1896)

Freud, S. (1996). Notas sobre um caso de neurose obsessiva. In Freud, S. [Autor], Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. X. Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1909)

Gazzola, L. R. (2005). Estratégias na neurose obsessiva (2a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1992). O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Seminário original realizado em 1969-1970 )

Lacan, J. (1995). O seminário, livro 4: a relação de objeto. Rio de Janeiro: J. Zahar. (Seminário original realizado em 1956-1957)

Lacan, J. (1998). Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In Lacan, J. [Autor], Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar (Original publicado em 1953)

Lacan, J. (1998). A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In Lacan, J. [Autor], Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1958)

Lacan, J. (1998). Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. In Lacan, J. [Autor], Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1960)

Lacan, J. (1999). O Seminário, livro 5:as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Seminário original realizado em 1957-1958)

Lacan, J. (2008). O mito individual do neurótico ou Poesia e verdade na neurose. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Conferência original proferida em 1952)

Lacan, J. (2013). Le séminaire, livre VI: le désir et son interprétation. Éditions de La Martinière, Le Champ Freudien. (Seminário original realizado em 1958-1959)

Laplanche, J., & Pontalis, J. B. (2001). Vocabulário de psicanálise, 4a ed. São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1982)

Quinet, A. (2002). As 4+1 condições da análise, 9a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar (Original publicado em 1991)

Downloads

Publicado

2018-12-02

Edição

Seção

Artigos