A fita branca. Psicanálise e fascismo
Palavras-chave:
fascismo, perversão, resto, Michael Haneke.Resumo
O artigo discute a relação entre perversão e fascismo a partir de uma leitura psicanalítica do filme A fita branca (2009), do cineasta austríaco Michael Haneke. Não se trata de um filme sobre a gênese do nazifascismo na Alemanha, mas de um filme que pergunta: como fazer para que haja o fascismo em qualquer lugar, em qualquer situação? A partir dessa pergunta, o artigo procura pensar o fascismo incrustado em nossa vida cotidiana, assim como o fascismo que ronda o exercício da psicanálise e de suas correntes teóricas.Referências
Benjamin, W. (1985). A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In Benjamin, W. [Autor], Obras escolhidas, v. 1. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense. (Original publicado em 1936)
Bergman, I. (1977). Das Schalangei (O ovo da serpente). EUA/Alemanha Ocidental.
Ferenczi, S. (1990). Diário clínico. São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1932).
Foucault, M. (1977). Introdução à vida não fascista. Prefácio à edição americana de Anti-Édipo de Deleuze e Guattari. New York: Viking Press.
Freud, S. (1977). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In Freud, S. [Autor], Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 7. Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1905).
Frey, M. (2010). A cinema of disturbance: the films of Michael Haneke in context in Senses of cinema, n. 57. Recuperado em 23 out. 2015 de <http://sensesofcinema.com/2010 great- directors/michael-haneke/>.
Gallego, L. F. (2013). Amor? Recuperado em 27 out. 2015 de .
Gentile, E. (2002). Fascismo. Storia e interpretazione. Roma: Bari.
Haneke, M. (1997). Funny games. Áustria.
Haneke, M. (2005). Funny games U.S. (Violência gratuita). EUA.
Haneke, M. (2009). Das Weisse Band (A fita branca). Alemanha/Itália/Áustria.
Haneke, M. (2010). Entrevista para a Folha de São Paulo. Recuperado em 23 out. 2015 de <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1202201008.htm>.
Haneke, M. (2013). Entrevista para o site pt.euronews. Recuperado em 28 ou. 2015 de <http://pt.euronews.com/2013/10/25/michael-haneke-se-o-cinema-comercial-continuar-estupido-recorremos-a-televisao/>.
Johnson, B. (1980). The critical difference. Baltimore: John Hopkins University Press.
Rebello, P. (2011). Um cinema caché costurado com fita branca. Recuperado em 25 out. 2015 de .