Contribuições psicanalíticas para o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: revisão da literatura

Autores

  • Ana Paula Mucha Tonetto FFCLRP - USP http://orcid.org/0000-0002-1746-8481
  • Valeria Barbieri Professora do Departamento de Psicologia da FFCLRP – USP. Doutora e Mestre pelo IP – USP. Pós-doutorado pela Universidade Paris Diderot - Paris 7. Livre Docência em Psicodiagnóstico: Uma Abordagem de Avaliação e Intervenção.
  • Marcela Lança de Andrade
  • Claire Squires

Palavras-chave:

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Psicanálise, Revisão, TDAH

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade é considerado o principal transtorno do neurodesenvolvimento em crianças. A etiologia não é bem descrita, permitindo o estabelecimento de várias hipóteses causais. A psicanálise contribui com a compreensão ao evidenciá-lo como resultado tanto de fatores inconscientes, quanto sociais. Nesta revisão, os descritores "Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade" e "Psicanálise" foram utilizados em três idiomas (português, inglês e espanhol). Foram selecionados 32 artigos entre janeiro de 2006 e julho de 2018, nas bases de dados Lilacs, Pubmed, Embase e Scopus. Observou-se o aumento de estudos que relacionam o TDAH à Psicanálise, bem como um crescimento no desenvolvimento de técnicas próprias às particularidades do Transtorno, utilizadas no processo terapêutico em diferentes teorias psicanalíticas.

Biografia do Autor

Ana Paula Mucha Tonetto, FFCLRP - USP

Psicóloga, Mestre pela FFCLRP – USP. Especialista em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da Mulher pela UNICAMP.

Valeria Barbieri, Professora do Departamento de Psicologia da FFCLRP – USP. Doutora e Mestre pelo IP – USP. Pós-doutorado pela Universidade Paris Diderot - Paris 7. Livre Docência em Psicodiagnóstico: Uma Abordagem de Avaliação e Intervenção.

Professora do Departamento de Psicologia da FFCLRP – USP. Doutora e Mestre pelo IP – USP. Pós-doutorado pela Universidade Paris Diderot - Paris 7. Livre Docência em Psicodiagnóstico: Uma Abordagem de Avaliação e Intervenção.

Marcela Lança de Andrade

Psicóloga, Doutora e Mestre pela FFCLRP – USP.

Claire Squires

Psiquiatra e Psicanalista, Professora Associada da Universidade Paris Diderot, UFR de Estudos Psicanalíticos. Doutorado em Medicina, tese em psicologia. Docente em Paris Diderot.

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Publicado

2022-01-14

Edição

Seção

Artigos