A hipocondria de Schreber: uma inflação narcísica?

Gabriela Costa Moura, Susane Vasconcelos Zanotti

Resumo


Schreber, um dos mais notáveis casos clínicos de Freud, mencionou nas Memórias sua crise de hipocondria em um momento que antecedeu o desencadeamento de sua psicose. Suas queixas apontavam toda a atenção para o corpo: duvidava de seu peso, acreditava estar morto e em decomposição, e afirmava que seu cérebro estava amolecendo a partir da crença de que conseguiram enlouquecê-lo. Segundo Freud, na hipocondria há a retirada do investimento libidinal dos objetos, concentrando-se no corpo a atenção quanto às sensações aflitivas e penosas. No narcisismo, da mesma forma, a libido é afastada do mundo externo e direcionada para o eu. O presente trabalho analisa a hipocondria na paranoia de Schreber a partir da hipótese de uma inflação narcísica. Para tanto, os conceitos hipocondria e narcisismo são apresentados, sob a ótica dos textos freudianos. Fragmentos do livro Memórias de um doente dos nervos, escrito por Daniel Paul Schreber e publicado em 1903, ilustram a hipocondria a partir da introdução ao narcisismo. Na teoria freudiana, o narcisismo denota uma retirada da libido dos objetos do mundo externo e direcionamento deste investimento para o eu. Com relação à libido do eu e à libido objetal, quanto mais uma delas é inflacionada, mais a outra se esvanece. De acordo com Freud, no caso do paranoico a condição da libido do eu parece ser inflacionada, ao passo que a libido objetal é esvaziada. 


Palavras-chave


hipocondria; narcisismo; corpo; libido; paranoia.

Texto completo:

PDF

Referências


Aisenstein, M.; Fine, A.; Pragier, G. (Org.) (2002). Hipocondria. São Paulo: Escuta.

Carone, M. (1995). Da loucura de prestígio ao prestígio da loucura. In: SCHREBER, D.P. Memórias de um doente dos nervos. 3. Ed. São Paulo: Paz e Terra, pp. 9-19.

Cromberg, R. U. (2010). Paranoia. Coleção Clínica Psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Freud, S. (1996). As neuropsicoses de defesa. In: _____. Primeiras publicações psicanalíticas. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. III. Rio de Janeiro: Imago, pp. 51-72. (texto original publicado em 1893)

Freud, S. (1996) Rascunho H. Paranoia. In: _____. Publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. I. Rio de Janeiro: Imago, pp. 253-258. (texto original publicado em 1886)

Freud, S. (1996) Rascunho K. As neuroses de defesa (Um conto de fadas natalino). In: _____. Publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. I. Rio de Janeiro: Imago, 1996, pp. 267-273. (texto original publicado em 1886)

Freud, S. (1996). A Psicoterapia da histeria. In: _____. Estudos sobre a histeria. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. II. Rio de Janeiro: Imago, pp. 271-318. (texto original publicado em 1893)

Freud, S. (1996). Uma neurose demoníaca do século XVII. In: _____. O ego e o id e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, pp. 83-120. (texto original publicado em 1923)

Freud, S. (1996). Notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranoia. In: O caso Schreber, artigos sobre técnica e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, pp. 15-96. (obra original publicada em 1911)

Freud, S. (1996). Sobre o narcisismo: uma introdução. In: A história do movimento psicanalítico, artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XIV, 1914-1916. Rio de Janeiro: Imago, pp. 81-108. (obra original publicada em 1914)

Garcia-Roza, L. A. (1993). Pesquisa acadêmica em psicanálise. In: Anuário Brasileiro de Psicanálise, Rio de Janeiro.

Lacan, J. (1996). Ideal do eu e eu-ideal. In: _____ O Seminário: livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., pp. 152-167. (texto original publicado em 1953)

Lacan, J. (2010). O Seminário, livro 3: as psicoses. 2. ed. revista. Rio de Janeiro: Zahar. (obra original publicada em 1955)

Nasio, J. D. (2001). Os grandes casos de psicose. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Schreber, D. P. (1995). Memórias de um doente dos nervos. Tradução e organização de Marilene Carone. Rio de Janeiro: Paz e Terra. (obra original publicada em 1903)

Volich, R. M. (2002). Hipocondria: impasses da alma, desafios do corpo. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Zuberman, J. (2003). El Sintoma histérico, el fenómeno psicossomático y el discurrir hipocondríaco. Gradiva. Vol. 4, n. 2.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.