A hipocondria de Schreber: uma inflação narcísica?

Autores

  • Gabriela Costa Moura Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Susane Vasconcelos Zanotti Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

hipocondria, narcisismo, corpo, libido, paranoia.

Resumo

Schreber, um dos mais notáveis casos clínicos de Freud, mencionou nas Memórias sua crise de hipocondria em um momento que antecedeu o desencadeamento de sua psicose. Suas queixas apontavam toda a atenção para o corpo: duvidava de seu peso, acreditava estar morto e em decomposição, e afirmava que seu cérebro estava amolecendo a partir da crença de que conseguiram enlouquecê-lo. Segundo Freud, na hipocondria há a retirada do investimento libidinal dos objetos, concentrando-se no corpo a atenção quanto às sensações aflitivas e penosas. No narcisismo, da mesma forma, a libido é afastada do mundo externo e direcionada para o eu. O presente trabalho analisa a hipocondria na paranoia de Schreber a partir da hipótese de uma inflação narcísica. Para tanto, os conceitos hipocondria e narcisismo são apresentados, sob a ótica dos textos freudianos. Fragmentos do livro Memórias de um doente dos nervos, escrito por Daniel Paul Schreber e publicado em 1903, ilustram a hipocondria a partir da introdução ao narcisismo. Na teoria freudiana, o narcisismo denota uma retirada da libido dos objetos do mundo externo e direcionamento deste investimento para o eu. Com relação à libido do eu e à libido objetal, quanto mais uma delas é inflacionada, mais a outra se esvanece. De acordo com Freud, no caso do paranoico a condição da libido do eu parece ser inflacionada, ao passo que a libido objetal é esvaziada. 

Referências

Aisenstein, M.; Fine, A.; Pragier, G. (Org.) (2002). Hipocondria. São Paulo: Escuta.

Carone, M. (1995). Da loucura de prestígio ao prestígio da loucura. In: SCHREBER, D.P. Memórias de um doente dos nervos. 3. Ed. São Paulo: Paz e Terra, pp. 9-19.

Cromberg, R. U. (2010). Paranoia. Coleção Clínica Psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Freud, S. (1996). As neuropsicoses de defesa. In: _____. Primeiras publicações psicanalíticas. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. III. Rio de Janeiro: Imago, pp. 51-72. (texto original publicado em 1893)

Freud, S. (1996) Rascunho H. Paranoia. In: _____. Publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. I. Rio de Janeiro: Imago, pp. 253-258. (texto original publicado em 1886)

Freud, S. (1996) Rascunho K. As neuroses de defesa (Um conto de fadas natalino). In: _____. Publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. I. Rio de Janeiro: Imago, 1996, pp. 267-273. (texto original publicado em 1886)

Freud, S. (1996). A Psicoterapia da histeria. In: _____. Estudos sobre a histeria. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. II. Rio de Janeiro: Imago, pp. 271-318. (texto original publicado em 1893)

Freud, S. (1996). Uma neurose demoníaca do século XVII. In: _____. O ego e o id e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, pp. 83-120. (texto original publicado em 1923)

Freud, S. (1996). Notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranoia. In: O caso Schreber, artigos sobre técnica e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, pp. 15-96. (obra original publicada em 1911)

Freud, S. (1996). Sobre o narcisismo: uma introdução. In: A história do movimento psicanalítico, artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XIV, 1914-1916. Rio de Janeiro: Imago, pp. 81-108. (obra original publicada em 1914)

Garcia-Roza, L. A. (1993). Pesquisa acadêmica em psicanálise. In: Anuário Brasileiro de Psicanálise, Rio de Janeiro.

Lacan, J. (1996). Ideal do eu e eu-ideal. In: _____ O Seminário: livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., pp. 152-167. (texto original publicado em 1953)

Lacan, J. (2010). O Seminário, livro 3: as psicoses. 2. ed. revista. Rio de Janeiro: Zahar. (obra original publicada em 1955)

Nasio, J. D. (2001). Os grandes casos de psicose. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Schreber, D. P. (1995). Memórias de um doente dos nervos. Tradução e organização de Marilene Carone. Rio de Janeiro: Paz e Terra. (obra original publicada em 1903)

Volich, R. M. (2002). Hipocondria: impasses da alma, desafios do corpo. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Zuberman, J. (2003). El Sintoma histérico, el fenómeno psicossomático y el discurrir hipocondríaco. Gradiva. Vol. 4, n. 2.

Downloads

Publicado

2016-06-19

Edição

Seção

Artigos