Análise da agressividade docente na cena pedagógica: implicações para a formação de professoras(es)

Autores

Palavras-chave:

Agressividade docente, cena pedagógica, teoria psicanalítica, formação docente.

Resumo

A partir da teoria psicanalítica laplancheana e winnicottiana da agressividade, objetivou-se analisar a agressividade de uma docente e seus efeitos na cena pedagógica através do estudo de caso de uma professora da Educação Infantil. Numa pesquisa qualitativa, recorrendo à triangulação entre observação, entrevista e grupo focal, tomou-se como unidade de análise a cena pedagógica (definida como o conjunto de interações entre docentes e discentes e dos significados intersubjetivos dessas interações nos vínculos envolvendo esses sujeitos). Constataram-se condutas docentes agressivas na interação com alunos da turma, o que levou à hipótese de que as dificuldades subjetivas da professora em lidar com a própria agressividade interferiam no manejo da agressividade discente. Considerando a subjetividade da docente, a participação da professora em formação docente continuada promovida durante a pesquisa viabilizou a tomada de consciência de novos arranjos relacionais entre a professora e as crianças de sua turma, favorecendo a qualidade do seu manejo.

Biografia do Autor

Andréa Pires de Oliveira, Sociedade Psicanalítica da Paraíba

Psicóloga. Mestre em Educação pela UFPB. Membro da Sociedade Psicanalítica da Paraíba e do Grupo Winnicott-Paraíba.

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2021-07-19

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Artigos