Alienação e separação no Seminário 11 de Lacan: uma proposta de interpretação

Autores

  • Pedro Costa Zanola
  • Rosane Zétola Lustoza Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

psicanálise, Lacan, alienação, separação, divisão do sujeito.

Resumo

Este artigo propõe um estudo teórico interpretativo das operações alienação e separação da causação do sujeito, tal como apresentadas por Lacan no seminário Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Será dada ênfase especial à afirmação lacaniana de que a separação implicaria em um retorno à alienação. Essa questão nos levou a deslindar duas vertentes distintas da alienação: a raiz da alienação, que descreve como o sujeito surge no campo simbólico marcado por uma falta radical de essência, sendo a subjetividade causada a partir de uma perda primordial de ser; há também um segundo sentido, o retorno da alienação, que se consolida após a separação, na qual o sujeito se fixa como objeto frente ao desejo do Outro. Lacan definirá também uma separação adicional que deveria ser produzida no final de uma análise. Esse processo ficará conhecido como a travessia do fantasma, indicando uma separação derradeira, permitindo ao sujeito se separar do segundo sentido apresentado da alienação, deparando-se com a falta como causa do desejo para além de suas fixações.

Biografia do Autor

Pedro Costa Zanola

Psicólogo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná.

Rosane Zétola Lustoza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora do PPG em Psicologia da UFPR.

Referências

Lacan, J. (1966-1967). O seminário, livro 14: a lógica do fantasma. Publicação não comercial exclusiva para membros do Centro de Estudos Freudianos do Recife: Recife.

Lacan, J. (1967-1968). O seminário, livro 15: o ato psicanalítico. Inédito.

Lacan, J. (1985). O seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Seminário original de 1954-1955)

Lacan, J. (1986). O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Seminário original de 1953-1954)

Lacan, J. (1995). O seminário, livro 4: a relação de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Seminário original de 1956-1957)

Lacan, J. (1998). Posição do inconsciente. In J. Lacan [Autor], Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Original publicado em 1964)

Lacan, J. (2008). O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (2ª ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Seminário original de 1964)

Miller, J.-A. (2003). Lo real y lo sentido. Argentina: Collección Diva.

Nascimento, M. B. (2010). Alienação, separação e travessia da fantasia. Opção Lacaniana, 1, 1-15. Recuperado em 30 nov. 2017 de <http://www.opcaolacaniana.com.br/nranterior/numero1/texto4.html>.

Rabinovich, D. S. (2000). O desejo do psicanalista: liberdade e determinação em psicanálise. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Rodrigues, G. V. (2017). No começo era o ato: uma leitura do seminário O Ato Psicanalítico, livro 15, de Jacques Lacan. Belo Horizonte: Ed. Artesã.

Seganfredo, M. (2007). A fantasia na clínica psicanalítica: travessia e mais além (tese de doutorado – Universidade de Brasilia – UnB, Brasília, DF, Brasil).

Silva, M. L. (2014). A hipótese fantasma: a função do fantasma na construção do conhecimento. (dissertação de mestrado – Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, São João del-Rei, MG, Brasil).

Downloads

Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigos