A escuta-flânerie como efeito ético-metodológico do encontro entre Psicanálise e socioeducação

Autores

  • Rose Gurski Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP Universidade de São Paulo - USP Rede Internacional Coletivo Amarrações Rede Interamericana de Psicanálise, Infância e Instituições - INFEIES) Rede Interamericana de Psicanálise e Política - REDIPPOL

Palavras-chave:

psicanálise, socioeducação, escuta-flânerie, socioeducadores.

Resumo

Este artigo relata a trajetória de construção da escuta-flânerie, um dispositivo de pesquisa-intervenção de caráter metodológico, cujas origens remontam à metodologia iniciada por Gurski (2008) em sua tese de doutorado, na qual foi construído o dispositivo do ensaio-flânerie. No encontro da Psicanálise com a socioeducação, tornou-se possível seguir os estudos que já vínhamos fazendo a partir da articulação da escuta psicanalítica com o tema da experiência e do flâneur em Benjamin e Baudelaire (Gurski, 2008, 2014; Gurski, & Strzykalski, 2018a, 2018c; Gurski, 2019). Escolher Benjamin e Baudelaire, em articulação com a escuta psicanalítica, a fim de traçar o caminho deste diálogo com o mal-estar na socioeducação implica compreender a contemplação do flâneur e da flânerie como um dispositivo que empresta uma posição possível ao pesquisador-psicanalista na Instituição. Ao nos colocarmos na posição de flâneur e oferecermos a possibilidade de uma fala livre e mais implicada com o tempo de cada um, dentro da instituição, evocamos o surgimento de uma narrativa mais próxima das questões do sujeito. Sustentar essa condição temporal comum ao psicanalista e ao flâneur tem se colocado como um desafio crescente na pesquisa. É desse modo que a flânerie, em associação à escuta, colabora com a teorização acerca da metodologia usada, enriquecendo nossos meios de falar da experiência e da construção desse espaço de intervenção e de pesquisa desde a Psicanálise na socioeducação.

Biografia do Autor

Rose Gurski, Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP Universidade de São Paulo - USP Rede Internacional Coletivo Amarrações Rede Interamericana de Psicanálise, Infância e Instituições - INFEIES) Rede Interamericana de Psicanálise e Política - REDIPPOL

Psicanalista, membro da APPOA. Professora e Coordenadora PPG de Psicanálise: clínica e cultura da UFRGS (2018-2020). Coord. GT Psicanálise e Educação da ANPEPP (2018-2020). Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política da USP. Coordenadora do NUPPEC/UFRGS – Eixo Psicanálise, Educação, Adolescência e Socioeducação. Membro da Rede Internacional Coletivo Amarrações. Membro da Rede Interamericana de Psicanálise, Infância e Instituições (INFEIES), Membro da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL). Autora do livro Três ensaios sobre juventude e violência (Escuta, 2012) e organizadora do livro Quando a psicanálise encontra a socioeducação (Fino Traço, 2019).

Referências

Aichhorn, A. (2006). Juventud desamparada. Barcelona: Gedisa. (Original publicado em 1925)

Arendt, H. (1987). Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das letras. (Original publicado em 1955)

Benjamin, W. (1989). Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. Obras Escolhidas III. São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (2006). Paris, a capital do século XIX. In W. Benjamin [Autor], Passagens. Belo Horizonte: UFMG. (Original publicado em 1935)

Benjamin, W. (2012). Experiência e pobreza. In W. Benjamin [Autor], Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e histórias da cultura. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense. (Original publicado em 1933)

Benjamin, W. (2012). O Narrador. In W. Benjamin [Autor], Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e histórias da cultura. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense. (Original publicado em 1936)

Benjamin, W. (2015). Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire. In W. Benjamin [Autor], Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica.

Betts, J. (2014). Desamparo e vulnerabilidade no laço social – a função do psicanalista. Revista da APPOA, 45-46, 09-19.

Brasil. (2014). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Governo do Rio Grande do Sul. Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul. PEMSEIS: Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SDH & FASE.

Brasil. (2014). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Governo do Rio Grande do Sul. Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul. PEMSEIS: Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SDH & FASE.

Calligaris, C. (1991). O inconsciente em Lacan. In Knobloch, F. et al. (Orgs.), O inconsciente: várias leituras. São Paulo: Escuta.

Castro, L. R. (2008). Conhecer, transformar(-se) e aprender: pesquisando com crianças e jovens. In L. R. Castro, & V. L. Besset (Orgs.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau Editora.

Chemama, R. (1995). Dicionário de Psicanálise – Larousse. Porto Alegre: Artes Médicas.

Cifali, M., & Imbert, F. (1999). Freud e a pedagogia. São Paulo: Loyola.

Derrida, J., & Roudinesco, E. (2004). De que amanhã. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Eissler, K. (2006). Prefácio. In Aichhorn, A. [Autor], Juventud desamparada. Barcelona: Gedisa Editora.

Elia, L. (1999). A transferência na pesquisa em psicanálise: lugar ou excesso? Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, 12, 3.

Freud, S. (2004). Diário de Sigmund Freud: 1929-1939. Crônicas breves. Porto Alegre: Artmed.

Freud, S. (2010). O mal-estar na cultura. Porto Alegre: L&PM. (Original publicado em 1930)

Freud, S. (2010). Recomendações ao médico que pratica a psicanálise. In S. Freud [Autor], Obras completas, v. 10. São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1912)

Freud, S. (2012). Prefácio a Juventude desorientada, de Aichhorn. In S. Freud [Autor], Obras completas, v. 16. São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1925)

Freud, S. (2012). Psicologia das massas e análise do eu. In S. Freud [Autor], Obras completas, v. 15. São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1921)

Garcez, M., & Cohen, R. (2011). Ponderações sobre o tempo em psicanálise e suas relações com a atualidade. Psicologia em Revista, 17, 3, 348-362. Belo Horizonte.

Gurski, R. (2008). Juventude e paixão pelo real: problematizações sobre experiência e transmissão no laço social atual. UFRGS. 219 f. Tese de Doutorado – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Gurski, R. (2012). Três ensaios sobre juventude e violência. São Paulo: Escuta.

Gurski, R. (2014). Três tópicos para pensar (a contrapelo) o mal-estar na educação. In R. Voltolini (Org.). Retratos do mal-estar na educação contemporânea. São Paulo: Escuta/FEUSP.

Gurski, R. (2016). A psicanálise na socioeducação: a escuta-flânerie com agentes socioeducativos. Projeto de Pesquisa. UFRGS.

Gurski, R. (2017a). Os novos sintomas na educação de adolescentes de hoje: notas sobre o saber fazer com “isso”. In M. C. Pereira. (Org.). Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com isso? Belo Horizonte: Scriptum.

Gurski, R. (2017b). Jovens “infratores”, o rap e o poetar: deslizamentos da vida nua à vida “loka”. Revista Subjetividades, 17(3), 45-56.

Gurski, R. (2019). A escuta-flânerie como efeito do encontro entre psicanálise e socioeducação. In R. Gurski, & M. R. Pereira (Orgs.). Quando a psicanálise escuta a socioeducação. Belo Horizonte: Fino Traço.

Gurski, R., & Strzykalski, S. (2018a) A pesquisa em psicanálise e o “catador de restos”: enlaces metodológicos. Revista Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, 21, 406-415.

Gurski, R., & Strzykalski, S. (2018b). A escuta psicanalítica de adolescentes em conflito com a lei – que ética pode sustentar esta intervenção?. Revista Tempo Psicanalítico, 50, 72-98.

Gurski, R., & Strzykalski, S. (2018c). A “Invencionática” na pesquisa em psicanálise com adolescentes em contextos de violência e vulnerabilidade: narrando uma trajetória de pesquisa. In, K. Tarouquella, S. Conte, & D. Drieu (Orgs.). Proteção à infância e à adolescência: intervenções clínicas, educativas e socioculturais. 1ed. Brasília: Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade.

Holanda, I. P. (2012). A doutrina da situação irregular do menor e a doutrina da proteção integral. Revista Âmbito Jurídico, 15(106), s/p.

Iribarry, I. N. (2003). O que é pesquisa psicanalítica? Revista Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, 6(1), 115-138.

Koltai, C. (2014). O desejo do psicanalista face ao desamparo contemporâneo. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 45-46, 20-31.

Lacan, J. (1985). O seminário, livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. (Seminário original de 1954-5195)

Lacan, J. (1985). O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Seminário original de 1964)

Lacan, J. (1986). O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Seminário original de 1953-1954)

Lacan, J. (1993). O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Seminário original de 1972-1973)

Lacan, J. (1998). A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In J. Lacan [Autor], Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1958)

Lacan, J. (1998). Discurso de Roma. In J. Lacan [Autor], Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1953)

Lacan, J. (2003). Televisão. In J. Lacan [Autor], Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1974)

Lacan, J. (2010). O seminário, livro 7: a ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. (Seminário original de 1959-1960).

McGuigan, F. J. (1976). Psicologia experimental: uma abordagem metodológica. São Paulo: EPU.

Melo, A. S. E; Maia Filho, O. N, & Chaves, V. H. (2016). Lewin e a pesquisa-ação: gênese, aplicação e finalidade. Fractal: Revista de Psicologia, 28(1), 153-159.

Mendes, A. A. (2015). O efeito-equipe e a construção do caso clínico. Curitiba: CRV Editora.

Pereira, M., & Gurski, R. (2014). A adolescência generalizada como efeito do discurso do capitalista e da adultez erodida. Revista Psicologia & Sociedade, 26(2), 376-383.

Pires, L., & Gurski, R. (no prelo). A escuta-flânerie com agentes socioeducadores. Revista Psicologia USP.

Pires, L. (2018). Pesquisa psicanalítica na socioeducação: a escuta-flânerie com agentes socioeducadores. UFRGS. 122 f. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Parré de Souza, L. (2017). Sobre o vínculo educativo e a ação de segurança por parte dos agentes de segurança socioeducativos. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, UFMG, Minas Gerais.

Pereira, M. R. (2016). O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço.

Pereira, M., & Gurski, R. (2014). A adolescência generalizada como efeito do discurso do capitalista e da adultez erodida. Revista Psicologia & Sociedade, 26(2), 376-383.

Pires, L. & Gurski, R. (no prelo). A escuta-flânerie com agentes socioeducadores. Revista Psicologia USP.

Pires, L. (2018). Pesquisa psicanalítica na socioeducação: a escuta-flânerie com agentes socioeducadores. UFRGS. 122 f. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Poli, M. C. (2005). A pesquisa em psicanálise. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 29, 42-47.

Quinet, A. (2000). As 4+1 condições da análise. Rio de janeiro: Zahar.

Rickes, S. et al. (2006). Projeto de pesquisa oficinas terapêuticas: possibilidades, impossibilidades e impasses de um trabalho gerúndio. UFRGS.

Rosa, M. D. (2016). Clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. São Paulo: Editora Escuta.

Sarlo, B. (2013). Sete ensaios sobre Walter Benjamin e um lampejo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

Seligmann-Silva, M. (2009). A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Vorcaro, A., Mendes, A., Miranda, N., & Souto, B. (2015). Construção do caso clínico em instituições. [Resumo]. In: Resumos da XV Jornada Corpolinguagem/VII Encontro Outrarte. Montevidéu, Uruguai.

Waiselfisz, J. J. (2014). Mapa da violência. Os jovens do Brasil. Brasil: FLACSO.

Zachello, C., Paul, F. M., & Gurski, R. (2015). Adolescência e Síndrome de Down na tela. Estilos da Clínica, 20, 459-474.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigos