Patologias sociais e a gestão ideológica do mal-estar

Autores

  • Vinicius José de Lima Souza Universidade Federal de São João del-Rei
  • Pedro Sobrino Laureano Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

mal-estar, patologias sociais, categorias diagnósticas, gestão ideológica

Resumo

Na atualidade, uma questão nos parece fundamental para a psicanálise: como nossa época responde ao mal-estar? A tese freudiana da irredutibilidade do mal-estar afastou a psicanálise da ilusão progressista de que os avanços do conhecimento científico ou as novas modalidades de laço social nos garantiriam a ausência de sofrimento. Mas o mesmo não podemos afirmar em relação a outros discursos que circulam no seio da sociedade capitalista contemporânea. Acreditamos que um caminho interessante para apontar uma das principais modalidades de resposta ao mal-estar em nossa época é demonstrar como os diagnósticos psiquiátricos produzem subjetividades alinhadas com os discursos sociais. Para tanto, o objetivo do presente ensaio teórico foi apontar como o estabelecimento de patologias sociais é sustentado por uma fantasia ideológica que busca recobrir a irredutibilidade do mal-estar. Dessa forma, acreditamos ter demonstrado como a produção de patologias sociais através de diagnósticos psicopatológicos é uma gestão ideológica que tenta neutralizar as possibilidades de se posicionar criticamente em relação à racionalidade dominante em um determinado contexto, e acima de tudo, um processo de naturalização de discursos que tenta anular o potencial transformativo presente no mal-estar.

Biografia do Autor

Vinicius José de Lima Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestrando em Psicologia na Universidade Federal de São João del-Rei. Graduado em Psicologia na Universidade Federal de Campina Grande.

Pedro Sobrino Laureano, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Adjunto do departamento de psicologia (DPSIC) e do programa de pós-graduação em psicologia (PPGPSI), da UFSJ. Formado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro( PUC-RJ). Mestre e doutor em Psicologia Clínica pelo programa de pós graduação em psicologia da PUC-RJ.

Referências

Birman, J. (2001). Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Canguilhem, G. (2009). O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Canguilhem, G. (2012). O conhecimento da vida. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Dunker, C. (2015). Mal-estar, sofrimento e sintoma. São Paulo: Boitempo.

Dunker, C. (2018). Crítica da razão diagnóstica: por uma psicopatologia não-toda. In V. Safatle, N. da Silva Junior & C. Dunker (Orgs.), Patologias do social: arqueologias do sofrimento psíquico (pp. 317-351). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Dunker, C. I. L., & Kyrillos Neto, F. (2011). A crítica psicanalítica do DSM-IV-breve história do casamento psicopatológico entre psicanálise e psiquiatria. Rev. latinoam. psicopatol. Fundam., 14(4),611.

Durkheim, E. (2007). As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes.

Foucault, M. (2012). O nascimento da medicina social. In M. Foucault, Microfísica do poder (pp. 143-170). São Paulo: Graal.

Freud, S. (1910/1996). A concepção psicanalítica da perturbação psicogênica da visão. (Edição Standard Brasileira da Obras Completas e de Sigmund Freud, Vol. 11). Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1913/1996). Totem e tabu. (Edição Standard Brasileira da Obras Completas e de Sigmund Freud, Vol. 13). Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (1921/1996). Psicologia de grupo e análise do eu. (Edição Standard Brasileira da Obras Completas e de Sigmund Freud, Vol. 18). Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (2010). Considerações atuais sobre a guerra e a morte. In: S. Freud, Obras Completas (v. XII; pp. 209-246). São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1915).

Freud, S. (2011). O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Penguin – Companhia das Letras. (Original publicado em 1930).

Freud, S. (2015). Moral sexual cultural e o nervosismo moderno. In S. Freud, Obras Completas (v. VIII; pp. 359-389). São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1908).

Hacking, I. (2006). O autismo: o nome, o conhecimento, as instituições, os autistas - e suas interações. In M. Russo, & S. Caponi, (Orgs.). Estudos de filosofia e história das ciências biomédicas (pp.305-320). São Paulo: Discurso Editorial.

Herzog, R., & F, Bruno. (2005). A psicanálise e o futuro da civilização moderna. Psychê, 9(16), 49-64.

Lacan, J. (1998). Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In J. Lacan, Escritos (pp. 238-324). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1953)

Safatle, S. (2018). Em direção a um novo modelo de crítica: as possibilidades de recuperação contemporânea do conceito de patologia social. In V. Safatle, N. da Silva Junior & C. Dunker (Orgs.), Patologias do social: arqueologias do sofrimento psíquico (pp. 7-31). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Vahle, M. A., & Cunha, E. L. (2011). Matrizes clínicas e ética em Freud. Psicologia Clínica, 23(1), 203-220.

Zizek, S. (1996). O espectro da ideologia. In S. Zizek (org.) Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos