Apresentação: Psicanálise e Educação em tempos de indisfarçada brutalidade

Autores

  • Cristiana Carneiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Brasil. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas - NIPIAC; Coordenadora do GT da ANPEPP - Psicanálise e Educação. Membro da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle. Membro da Rede INFEIES e RUEPSY.
  • Daniela Viola UFMG Université Paris 8 PUC Minas LEPSI Minas RUEPSY.
  • Margareth Diniz Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP LEPSI Minas RUEPSY

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Pandemia.

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da escuta psicanalítica dos ruídos do tempo, num momento em que os acontecimentos da pandemia ainda estão em curso, logo, em que ainda estamos numa posição de obscuridade em relação à subjetividade da época. Nesse sentido, propõe pensar a “brutalidade” – significante extraído por Freud e Mbembe das pandemias de suas épocas –, que perpassa o discurso atual, numa espécie de língua pandêmica. A partir disso, introduz a relevância do presente dossiê, como contribuição provisória de uma rede internacional de psicanalistas aos desafios atuais da interface Psicanálise e Educação.

Biografia do Autor

Cristiana Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Brasil. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas - NIPIAC; Coordenadora do GT da ANPEPP - Psicanálise e Educação. Membro da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle. Membro da Rede INFEIES e RUEPSY.

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle

Rede INFEIES

Rede RUEPSY

Daniela Viola, UFMG Université Paris 8 PUC Minas LEPSI Minas RUEPSY.

Psicanalista. Doutora em Psicologia pela UFMG, com período de estágio doutoral na Université Paris 8. Pós-doutorado na PUC Minas. Membro do LEPSI Minas e da RUEPSY.

Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP LEPSI Minas RUEPSY

Psicanalista. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação e em Direito da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Brasil. Membro do LEPSI Minas e da RUEPSY.

Referências

Arendt, H. (2007). Entre o passado e o futuro. São Paulo, SP: Perspectiva. 2007.

Agamben, G. (2009). O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. (V. N. Honesko, trad.) Chapecó, SC: Argos. 2009.

Freud, S. (1873-1939/1982). Correspondência de amor e outras cartas (Edição preparada por Ernst L. Freud) (A. Santos, trad.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1982.

Freud, S. (1920/2020). Além do princípio do prazer. S. Freud. Além do princípio de prazer [Jenseits des Lustprinzips] – Edição crítica Bilingue (Obras incompletas de Sigmund Freud). (M. Moraes, trad.). Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2020.

Freud, S. (1937/2017). A análise finita e a infinita. S. Freud. Fundamentos da clínica psicanalítica (Obras incompletas de Sigmund Freud). (C. Dornbusch, trad.). Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2017.

Lacan, J. (1953/1998). Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. pp. 238-324. 1998.

Lipovetsky, G. (2016). Da leveza: rumo a uma civilização sem peso. (I. Lopes, trad.) Barueri, SP: Manole. 2016.

Mbembe, A. (2016). Necropolítica. Arte & Ensaios. Revista do PPGAV- EBA- UFRJ. n. 32. dez. 2016.

Mbembe, A. (2020a). O direito universal à respiração. (A. Braga, trad.). Publicação digital da n-1edições. https://www.n-1edicoes.org/textos/53

Mbembe, A. (2020b). Brutalisme. Paris: La Decouverte.

Taubenberger, J, Morens, D. (2006). Influenza: the mother of all pandemics. Emerging Infectious Diseases. 12 (1): 15–22. doi:10.3201/eid1201.050979.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Dossiê - Psicanálise e Educação em tempos de incerteza