Maquinando Lacan: uma análise dos usos que Deleuze e Guattari fazem do ensino lacaniano em O Anti-Édipo

Autores

  • Wagner Honorato Dutra Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Luís Flávio Silva Couto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Palavras-chave:

O Anti-Édipo, desejo, inconsciente, máquina, estrutura.

Resumo

Este artigo consiste em uma análise das referências explícitas que Gilles Deleuze e Félix Guattari fazem ao ensino lacaniano em O Anti-Édipo. Trata-se de um estudo teórico no qual avaliamos a maneira sui generis como as ideias desses autores se conectam. Seguimos, nessa empreitada, um itinerário metodológico constituído por três procedimentos interdependentes e não sequenciais. No primeiro contextualizamos as referências a Lacan em suas coordenadas teórico-conceituais. No segundo descrevemos as relações que os temas analisados estabelecem entre si, os modos como estão articulados e os problemas que procuram responder. Por fim propomos hipóteses para explicar como as facetas do ensino lacaniano estão acopladas à máquina antiedipiana. Buscamos demonstrar que Deleuze e Guattari mantêm com as ideias do psicanalista francês uma relação positivo-construtiva.

Biografia do Autor

Wagner Honorato Dutra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, Departamento de Psicologia - Belo Horizonte, MG, Brasil.

Luís Flávio Silva Couto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, Departamento de Psicologia - Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2017-12-10

Edição

Seção

Artigos