A emergência da inquietante estranheza: Um ensaio de análise fílmica de "O estudante de Praga”

Autores

  • Ana Paula Bellochio Thones Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Amadeu Weinmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Palavras-chave:

Estranho, duplo, eu ideal, ideal do eu, análise fílmica.

Resumo

Este ensaio questiona as razões pelas quais o filme O estudante de Praga é frequentemente tomado como referência para abordar o conceito psicanalítico unheimlich. Propomos como pergunta: a experiência do estranho-familiar poderia ocorrer de acordo com o encadeamento fílmico? Com essa questão no horizonte, analisamos plano a plano uma cena, na qual o personagem Scapinelli visita o quarto do protagonista Balduin e lhe oferece uma quantia em dinheiro em troca de qualquer coisa do estudante que esteja no local. O jovem perde sua imagem especular, que se torna seu duplo, fenômeno apontado por Freud como um dos motivos para o surgimento do afeto unheimlich. Ao dispor-se a renunciar ao florete, que garante a Balduin o registro do Ideal do eu, constatamos que o estudante fica refém de um jogo de imagens que favorece o surgimento da experiência do unheimlich.

Biografia do Autor

Ana Paula Bellochio Thones, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda no PPGEdu/UFRGS e integrante do Núcleo de Pesquisa Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC).

Amadeu Weinmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Psicanalista, professor do PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura / UFRGS e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise e Cinema (NUPPCINE).

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Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Artigos