A moral e a morte como defesas perante a culpa e a insatisfação libidinal em uma tragédia de Nelson Rodrigues

Autores

  • Marcelo Duarte Porto Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Francisco Catunda Martins Universidade de Brasília - UnB Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Zenaide Dias Teixeira Universidade Estadual de Goiás - UEG

Palavras-chave:

psicanálise, literatura, histeria, supereu, semiótica.

Resumo

As afinidades da psicanálise com a literatura são inequívocas e estão presentes desde as primeiras formulações freudianas. Édipo Rei, de Sófocles, e as tragédias de Shakespeare são manifestações dessa relação. Neste trabalho, elegemos como objeto de análise da tragédia rodrigueana "A falecida", que estreou em maio de 1953. A hipótese proposta sobre os percalços de Zulmira, a protagonista, postula que seu contexto de pobreza cultural e material, a falta de afeto demonstrada pelo marido e o sentimento de culpa por tê-lo traído desencadeiam sua busca de elevação moral. Para ela o sexo, e todas as suas manifestações libidinais, passa a ser abominável e sua grande obsessão torna-se a cerimônia do seu enterro. As acusações do Supereu a atormentam a ponto de ela acreditar que apenas a morte, seguida por um enterro luxuoso, poderá redimi-la. Isso parece indicar que essa personagem intenciona buscar na morte e no ritual de purificação que a envolve, uma redenção para sua vida medíocre e neurótica. Zulmira torna-se uma vítima inerte do Supereu que, como veículo da pulsão de morte, acabará por levá-la ao padecimento. A ciência, representada pelo médico Dr. Borborena, não consegue escutar a queixa de desamor de Zulmira e sua estruturação histérica. Procede-se também a uma análise da narrativa por meio do modelo actancial proposto por Greimas.

Biografia do Autor

Marcelo Duarte Porto, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Professor no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UEG. Doutor em Psicologia Clínica e Cultura/UnB.

Francisco Catunda Martins, Universidade de Brasília - UnB Universidade Católica de Brasília - UCB

Professor Emérito da UnB / Professor da UCB.

Zenaide Dias Teixeira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Professora da UEG. Doutora em Linguística/UnB.

Referências

Aries, P. (2012). História da morte no ocidente. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Beividas, W. (2005). O imaginário humano: entre a semiótica e a psicanálise. Cadernos de Semiótica Aplicada, 3(1), 1-12. Recuperado em 21 jul. 2017 de <http://seer.fclar.unesp.br/casa/article/view/607/0>.

Beividas, W., & Ravanello, T. Identidade e identificação: entre semiótica e psicanálise. Alfa Revista de Linguística, 50(1), 129-144. Recuperado em 21 jul. 2017 de <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1399>.

Castro, R. (1992). O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras.

Freud, S. (1996). Fragmento da análise de um caso de histeria. In Freud S. [Autor], Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud, v. VII. Tradução de James Strachey. Rio de Janeiro: Imago. (Publicação original de 1905 [1901])

Freud, S. (2010) A Dissecação da Personalidade Psíquica. In Freud S. [Autor], Obras completas, v. 18. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras. (Publicação original de 1933)

Greimas, A. J. (1966). Sémantique structurale. Paris: Librairie Larousse.

Rodrigues, N. (2004a). Teatro desagradável. In Rodrigues N. [Autor], Teatro completo: peças psicológicas, v. 1. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.

Rodrigues, N. (2004b). Teatro completo: tragédias cariocas I, v. 3. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.

Schiller, F. (1991). Teoria da tragédia. São Paulo: EPU.

Ubersfeld, A. (2 005). Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva.

Downloads

Publicado

2018-12-02

Edição

Seção

Artigos