Meta, objeto e suas relações com a constituição do sintoma como efeito do entrecruzamento das pulsões

Autores

  • Bruno Gonçalves dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Assis
  • Luís Fernando Barnetche Barth Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Palavras-chave:

sintoma-signo, sintoma-significante, meta, objeto, entrecruzamento das pulsões.

Resumo

O presente artigo aborda, a partir de fragmentos de um caso clínico, a noção de sintoma e sua constituição na estrutura significante do inconsciente, discutindo a dinâmica da construção dos registros simbólico e imaginário sobre o real traumático. Para isso, fez-se necessária a articulação com as teorizações freudianas da pulsão e seus destinos, perpassando pelas relações com os conceitos de sintoma-signo e sintoma-significante, para que por fim adentrássemos na dimensão do papel do analista na experiência da clínica psicanalítica.

Biografia do Autor

Bruno Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Assis

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis/MT; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Assis.

Luís Fernando Barnetche Barth, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduado em Psicologia, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professor Adjunto IV do Curso de Psicologia, campus de Rondonópolis/MT e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (MeEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

Bergès, J. & Balbo, G. (2000). Jogo de posições da mãe e da criança: ensaio sobre o transitivismo. Porto Alegre: CMC Editora.

Freud, S. (1915/2004). Pulsões e destinos da pulsão. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. I. Rio de Janeiro: Imago.

Lacan, J. (1957-1958/1999). O seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1958/1998). De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose. In: Escritos (pp. 537-590). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1964/1985). O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacan, J. (1975/1985). O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lionço, T. (2008). Corpo somático e psiquismo na psicanálise: uma relação de tensionalidade. Ágora: estudos em teoria psicanalítica, 11(1), 117-136, Rio de Janeiro.

Nasio, J.-D. (1992/1993). 5 lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Edição

Seção

Artigos