Ambiente e integração no processo de desenvolvimento emocional: reflexões a partir do trabalho com crianças em situação de risco psicossocial

Autores

  • Maira Brandão Benedito
  • Nadja Nara Barbosa Pinheiro Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

psicanálise, ambiente, risco psicossocial, desenvolvimento emocional, Winnicott.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões que puderam ser realizadas com base na teoria winnicottiana a partir da atuação da primeira autora como psicóloga no Núcleo Integrado de Apoio Psicossocial das Varas da Infância e Juventude (NIAPVIJ) do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Inicia pela apresentação de uma reflexão sobre a concepção de ambiente na teoria winnicottiana para então oferecer um panorama da proposta municipal de atendimento às crianças em situação de risco, assim como a legislação que sustenta essa proposta. Na sequência, propõe uma reflexão sobre a função do ambiente no desenvolvimento emocional primitivo, tal como postulado por Winnicott, articulando-a ao processo de integração. O personagem literário Humpty Dumpty é utilizado como recurso metafórico para ilustrar esse processo primitivo de organização subjetiva. Finaliza destacando algumas consequências dessas reflexões para nosso trabalho diário.

Biografia do Autor

Maira Brandão Benedito

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialização em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- PR); Mestrado em Psicologia pela UFPR; Analista judiciário da área de Psicologia no Núcleo Integrado de Apoio Psicossocial das Varas da Infância e Juventude - Foro Central Curitiba - TJPR.

Nadja Nara Barbosa Pinheiro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialização em Psicoterapia pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ); Mestrado em Psicologia pela UFRJ; Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ); Pós-doutorado na Universidade Paris-Diderot (bolsista PDE/CNPQ); Professora Associada no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na área de Psicanálise, Teoria, Supervisão e Pesquisa. Coordenadora do Laboratório de Psicanálise da UFPR.

Referências

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Publicado

2018-12-02

Edição

Seção

Dossiê