Experiência com crianças e educadores em uma Comunidade de Aprendizagem suficientemente boa: contribuições de D. W. Winnicott

Autores

  • Taísa Resende Sousa Universidade de Brasília - UnB http://orcid.org/0000-0002-0635-7209
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília - UnB
  • Fátima Lucília Vidal Rodrigues Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Winnicott, Comunidade de Aprendizagem.

Resumo

Este relato de pesquisa objetivou compreender a experiência com crianças e seus educadores na Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP), situada em uma Região Administrativa do Distrito Federal (DF). A fundamentação teórica ancora-se na relação entre psicanálise e educação, principalmente nas obras winnicottianas. A pesquisa é qualitativa, com base no método psicanalítico para construção e análise das informações. Os participantes foram 16 crianças (sete meninos e nove meninas) – com idades entre oito e 12 anos – do Núcleo de Projeto/Consolidação da Alfabetização, o que inclui o 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; e 14 educadores (12 mulheres e dois homens) – com idades entre 24 e 48 anos. Utilizamos os seguintes procedimentos: observação participante, oficinas lúdicas e roda de conversa. Ressaltamos, nesse trabalho, as vivências nas observações participantes, em uma roda de conversa com educadores e na última oficina lúdica com um grupo de crianças e sua educadora. Como resultados e discussão, trazemos a experiência desses sujeitos, por meio da utilização da fotografia, da fala e da brincadeira, o que evidenciou que a CAP está sendo um ambiente suficientemente bom. Existem grandes desafios no processo reflexivo das ações cotidianas, assim como existe uma construção rotineira de uma educação com sentido, que permite chances de desenvolvimento, de forma respeitosa, transformadora e acolhedora.

Biografia do Autor

Taísa Resende Sousa, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Psicologia em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, pela mesma instituição. Membro do Laboratório LABPEP - Ágora Psychê. Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Substituta da Faculdade de Educação - Departamento Teoria e Fundamentos - UnB (de 2015 a 2016), nas seguintes disciplinas: Perspectiva do Desenvolvimento Humano, O educando com necessidades educacionais especiais e Introdução à classe hospitalar. Realização do curso de formação dos 7 Módulos Fundamentais sobre a obra de Sigmund Freud, no Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia - CEEPU (252 horas) e realização do curso sobre os Fundamentos da Psicanálise de Winnicott (38 horas), organizado pelo grupo A psicanálise de Winnicott em Brasília. Interesse de estudos em: Psicanálise, Psicologia Clínica, Psicologia da Educação, Infância e Propostas de escolas transformadoras.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília - UnB

Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e Pós Doutorado em Sciences de l'Education pela Universidade Paris V, René Descartes (outubro 2009 a março de 2010). Atualmente é Profa. Associada da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento e Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do Esporte. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Conselheira do CFP, gestão 2017-2019. Coordena na UnB o PROCAD/Amazônia CAPES/FAPEAM, UFAM, UnB, UNIR. É pesquisadora no CAPES PRINT/UnB, nos planos de trabalho do Ágora Psyché (PGPDS) e do PSICC.

Fátima Lucília Vidal Rodrigues, Universidade de Brasília - UnB

Curso de graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), especialização em psicopedagogia pela Faculdade Franciscana(1993), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professora na Universidade de Brasília, vinculada ao Departamento de Teoria e Fundamentos e à área de Educação Inclusiva da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, aprendizagem, autismo e novas práticas pedagógicas interculturais, antirracistas, inclusivas e inovadoras. Coordenadora do Projeto de Extensão Semeadores de Investigação (Semillero Brasil): educação, transformação e Alegria na prática docente. Integrante da Coordenação geral da CONANE (Movimento por Alternativas para uma Nova Educação), Coordenação brasileira do Encontro Nuestra América e participante da Rede Latinoamericana Semilleros de Investigação.

Referências

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Publicado

2024-01-17

Edição

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Artigos