Experiência com crianças e educadores em uma Comunidade de Aprendizagem suficientemente boa: contribuições de D. W. Winnicott
Palavras-chave:
Psicanálise, Educação, Winnicott, Comunidade de Aprendizagem.Resumo
Este relato de pesquisa objetivou compreender a experiência com crianças e seus educadores na Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP), situada em uma Região Administrativa do Distrito Federal (DF). A fundamentação teórica ancora-se na relação entre psicanálise e educação, principalmente nas obras winnicottianas. A pesquisa é qualitativa, com base no método psicanalítico para construção e análise das informações. Os participantes foram 16 crianças (sete meninos e nove meninas) – com idades entre oito e 12 anos – do Núcleo de Projeto/Consolidação da Alfabetização, o que inclui o 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; e 14 educadores (12 mulheres e dois homens) – com idades entre 24 e 48 anos. Utilizamos os seguintes procedimentos: observação participante, oficinas lúdicas e roda de conversa. Ressaltamos, nesse trabalho, as vivências nas observações participantes, em uma roda de conversa com educadores e na última oficina lúdica com um grupo de crianças e sua educadora. Como resultados e discussão, trazemos a experiência desses sujeitos, por meio da utilização da fotografia, da fala e da brincadeira, o que evidenciou que a CAP está sendo um ambiente suficientemente bom. Existem grandes desafios no processo reflexivo das ações cotidianas, assim como existe uma construção rotineira de uma educação com sentido, que permite chances de desenvolvimento, de forma respeitosa, transformadora e acolhedora.
Referências
Almeida, B. P., Krüger-Fernandes, L. & Borges, F. T. (2020). De espectadora a criadora: imaginação, faz de conta e mídia televisiva no desenvolvimento infantil. Revista Psicologia & Sociedade, 32, 1-19. doi: 10.1590/1807-0310/2020v32205296
Autora (2010).
Autora (2019).
Berger, J. (2003). Sobre o olhar. Londres: Editorial Gustavo Gili. (Obra original publicada em 1980).
Bogomoletz, D. (2018). Educação: uma questão de saúde pública - Contribuição de Winnicott para a educação. Eranthus: Edição do Kindle.
Campos, N. F. (2014). A experiência das crianças em uma escola democrática: olhares e interpretações. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brasil.
Freud, S. (1996). Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. In Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (Vol. 13). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1914).
Freud, S. (1996). Explicações, aplicações e orientações. In Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (Vol.22). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1932).
Honneth, A. (2017). Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais (3ª ed.). São Paulo: Editora 34. (Obra original publicada em 2003).
Josiowicz, A. (2020). A psicanálise e as transformações na concepção da infância nas crônicas e colunas de Clarice Lispector, 1952-1973. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 27, 53-69. doi: 10.1590/s0104-59702020000100004.
Pacheco, J. (2019). Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.
Projeto Político Pedagógico – Escola Classe / Comunidade de Aprendizagem do Paranoá - Projeto de Inovação Educacional (2018). Recuperado em 08/08/2018 em: http://www.se.df.gov.br/wpconteudo/uploads/2018/07/pppeccomunidadeaprendizagemdoparanoacreparanoa.pdf.
Winnicott, D. W. (1945). Textos selecionados da pediatria à psicanálise (J. Russo, Trad.). Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves.
Winnicott, D. W. (1971). A criança e o seu mundo (2ª ed.; A. Cabral, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar editores. (Obra original publicada em 1965).
Winnicott, D. W. (2005). Pensando sobre crianças (2ª ed.; M. A. V. Veronese, Trad.). Porto Alegre: Artmed Editora. (Obra original publicada em 1997).
Winnicott, D. W. (2007). O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional (I. C. S. Ortiz, Trad.). Porto Alegre: Artmed Editora. (Obra original publicada em 1983).
Winnicott, D. W. (2012). Privação e delinquência (5ª ed.). São Paulo: Martins Fontes. (Obra original publicada em 1987).